A delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alertou a população para o aumento de golpes em lojas falsas nas compras pela internet durante o período da Black Friday, em novembro. Segundo a corporação, criminosos criam lojas virtuais nas redes sociais com promoções muito baixas e induzem vítimas a pagar, normalmente via Pix, sem receber os produtos.
Como funcionam os golpes
Conforme o delegado Rafael Guevara, os criminosos anunciam produtos com preços abaixo do mercado e conduzem a negociação por mensagens em redes sociais. Após a negociação, o comprador efetua o pagamento e não recebe o que comprou porque adquiriu em uma loja falsa.
A Decon orienta que o consumidor verifique o endereço do site digitando o nome completo no navegador e observando se aparece o símbolo de cadeado, que indica conexão segura. Mesmo assim, há casos de sites clonados que imitam grandes lojas com nomes muito parecidos. É preciso checar cada letra e procurar por erros no site, segundo a autoridade policial.
A pesquisa da reputação da loja em sites como Reclame Aqui também é recomendada, de acordo com a Decon, porque permite identificar reclamações anteriores e possíveis vítimas do mesmo golpe.
Orientações para evitar prejuízos
A análise cuidadosa da oferta, do vendedor e das condições de compra é essencial. A Decon destaca atenção a descontos muito abaixo do valor de mercado, pois isso aumenta a procura e facilita que consumidores sejam enganados por propagandas desonestas.
A polícia recomenda ainda não informar dados do cartão ou códigos de validação em sites sem verificação e evitar concluir pagamentos apenas por mensagens em redes sociais.
Como denunciar
Em caso de golpe, a vítima deve procurar imediatamente a delegacia mais próxima ou a Decon, levando todas as informações possíveis para subsidiar as investigações. A Decon está localizada na rua Desembargador Filismino Soares, número 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus.
O boletim de ocorrência também PODE ser registrado na delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 197 e (92) 9962-2731, disque-denúncia da PC-AM; e 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Assuntos nesse artigo:
#blackfriday, #golpes, #lojasfalsas, #lojasvirtuais, #pix, #pcam, #decon, #delegaciavirtual, #delegacia, #Manaus, #comprasonline, #estelionato, #reclameaqui, #denuncia, #sinesp, #sspam, #disquedenuncia, #seguranca, #consumidor, #promocoes
