Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: PMAM conclui treinamento especializado para atuação em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

PMAM conclui treinamento especializado para atuação em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco

11/07/2025
Compartilhar

Curso teve duração de 55 dias e formou 18 participantes

FOTO: Israel Amorim e Carla Silveira /PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Choque, concluiu o 5º Curso de Operações de Choque, capacitando 18 agentes de segurança, sendo 17 policiais militares e um sargento das Força Aérea Brasileira (FAB), para atuação em ocorrências de alta complexidade, como controle de distúrbios civis, reintegrações de posse, intervenções em presídios e grandes eventos. A formatura da turma aconteceu na noite de quinta-feira (10/07), na sede do Batalhão de Choque, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus.

Com duração de 55 dias, o curso é considerado um dos mais exigentes e estratégicos da corporação e iniciou com 40 participantes. Ao longo do treinamento, os participantes passaram por intensas atividades teóricas e práticas que englobaram disciplinas como Legislação Aplicada ao Policiamento de Choque, Técnicas de Policiamento Tático, uso de material bélico específico, Gerenciamento de Crises, além de noções de Operações na Selva, Operações Ribeirinhas e Inteligência Policial.

O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Marcelo Cruz, explica que durante o curso, os participantes foram submetidos a avaliações físicas, psicológicas e técnicas, além de simulações realistas que testaram suas habilidades em ambientes urbano e rural, incluindo cenários de controle de distúrbios em eventos, intervenções prisionais e operações de reintegração de posse.

FOTO: Israel Amorim e Carla Silveira /PMAM

Fisicamente, os participantes foram muitos exigidos, isso porque o policial militar sempre estará equipado com escudo, bastão, capacete e carregando outros itens inerentes à unidade especializada.

“Tivemos também instrução de tiro e com agentes lacrimogênicos, tendo em vista que o operador de Choque precisa estar habilitado para atuar com agentes químicos”, explicou o comandante.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a relevância da formação para o fortalecimento da segurança pública no estado e que a conclusão do 5º Curso de Operações de Choque marca mais um avanço na qualificação da tropa especializada da PMAM, ampliando a capacidade operacional da instituição em situações críticas e de alto risco.

FOTO: Israel Amorim e Carla Silveira /PMAM

“A tropa de Choque é essencial para manutenção da ordem pública e distúrbios civis. Com a conclusão desse curso, a Polícia Militar reforça seu compromisso com a preparação técnica e estratégica do efetivo. Os policiais agora estão prontos para atuar em qualquer cenário de crise no Amazonas, com a resiliência, disciplina e profissionalismo que a sociedade exige e merece”, afirmou o comandante-geral.

Acordo Cooperativo

Durante o evento, o coronel Klinger assinou, juntamente com o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel veterano Paulo César, um Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Centro Integrado de Capacitação Penitenciária. Este novo espaço será voltado para formação, qualificação e desenvolvimento de competências dos profissionais das instituições, com objetivo de elevar o padrão do serviço prestado à sociedade amazonense.

FOTO: Israel Amorim e Carla Silveira /PMAM

Prestigiaram da formatura, comandantes e representantes das unidades de policiamento Especializado e Metropolitano (CPE e CPM) da corporação, parlamentares, representantes de instituições públicas e familiares dos formandos.

O post PMAM conclui treinamento especializado para atuação em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 11/07/2025 11/07/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

11/07/2025
Governo do Amazonas

Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas apresenta workshop sobre a situação hidroclimática e tecnologias para o enfrentamento de eventos climáticos e ambientais

11/07/2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros atende primeira ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios

11/07/2025
Governo do Amazonas

Adaf certifica novo empreendimento com Sisbi-POA e charque amazonense ganha o mercado nacional

11/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para realização da 12ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre

11/07/2025
Governo do Amazonas

Operação Férias Seguras: Mais de 300 produtos passaram por inspeção, 149 foram reprovados em operação do Ipem-AM

11/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus