Paredão é uma tecnologia inovadora que vem sendo utilizada pela polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a localização e prisão de foragidos da justiça. Recentemente, dois homens foram detidos em Manaus com o auxílio do sistema de reconhecimento facial do Paredão. Um dos suspeitos estava envolvido em um crime de homicídio, enquanto o outro enfrentava acusações de roubo.
A operação, realizada pela 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), destaca a eficácia do sistema, que tem mostrado resultados significativos na captura de indivíduos com mandados de prisão abertos. Nos últimos dois meses, 36 pessoas foram presas na capital amazonense, todas identificadas através das câmeras de reconhecimento facial instaladas em diversos pontos da cidade.
Os dados relacionados ao funcionamento do Paredão foram apresentados pelo governador Wilson Lima, que ressaltou que, além das prisões, as câmeras também têm sido fundamentais na recuperação de veículos roubados, com 31 automóveis recuperados até o momento.
As detenções mais recentes ocorreram em intervalos curtos. A primeira prisão foi realizada na terça-feira (16/09) e envolveu um suspeito que já possuía um mandado de prisão ativo por roubo. Um dia depois, aproximadamente às 9h, o segundo foragido foi localizado e detido. Este homem não só estava foragido, como também tentou fugir ao perceber a presença dos policiais. Contudo, seus esforços foram em vão, e ele foi preso em flagrante.
A tecnologia que fundamenta o Paredão opera com câmeras de reconhecimento facial posicionadas em 172 totens por Manaus, totalizando 254 câmeras em operação. A implantação desse sistema visa aumentar a segurança pública, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente na captura de criminosos e no combate ao aumento da insegurança nas ruas.
Ainda segundo as informações reveladas, dos 36 foragidos presos desde a ativação do Paredão, a maioria estava em Manaus. O levantamento detalhou que entre os delitos mais comuns, estavam oito prisões por roubo, seis por tráfico de drogas, quatro por homicídio e outras por descumprimento de medidas protetivas e mandados civis.
Esses dados demonstram não apenas a necessidade, mas também a eficácia do Paredão na luta contra a criminalidade na região. Ao se utilizar de uma abordagem tecnológica, a polícia busca minimizar os crimes e garantir que aqueles que foram identificados como ameaças à sociedade sejam adequadamente penalizados.
Assim, o sistema de reconhecimento facial do Paredão não é apenas uma ferramenta de segurança; é uma estratégia essencial que tem possibilitado a recuperação de veículos e a captura de criminosos procurados, aumentando a sensação de segurança entre os cidadãos. O compromisso da PMAM e a implementação tecnológica são passos importantes para melhorar a segurança pública.
Com a continuidade desse serviço, espera-se que cada vez mais foragidos sejam localizados e presos, trazendo alívio e segurança para a população de Manaus.
Assuntos nesse artigo: #paredão, #segurança, #policiamilitar, #Manaus, #reconhecimentofacial, #prisaodeforagidos, #criminalidade, #tecnologia, #homicídios, #roubos, #recuperaçãodeveículos, #sistema, #câmeras, #policiamento, #amazonas, #foragidos, #pmais, #Cidadania, #segurançapública, #eficácia