Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas

07/06/2025
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Compartilhar

A Operação teve início, em abril, sob a coordenação do governador Wilson Lima para diminuir os efeitos e impactos da enchente na vida da população

SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Acao humanitaria Governador Wilson Lima Secom
FOTOS: Alex Pazuello / Arquivo Defesa Civil

Com menos de dois meses de atuação da Operação Cheia 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, já alcançou 373 comunidades ribeirinhas do estado com ajuda humanitária. A Operação teve início em abril, sob a coordenação do governador Wilson Lima, com o objetivo de diminuir os efeitos e impactos da enchente na vida da população.

Nesse trabalho, o Governo já realizou o envio de 250 toneladas em cestas básicas; 600 caixas d’água de 500 litros; 57 mil copos de água potável da Cosama, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa para os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.

“Temos trabalhado de forma incansável para garantir que a ajuda chegue com rapidez e eficiência às famílias atingidas. A prioridade do governador Wilson Lima é proteger a população e minimizar os impactos dessa cheia que tem atingido diversas regiões do estado”, destacou o coronel Francisco Máximo, secretário da Defesa Civil do Amazonas.

SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x682 1
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x682 1
FOTOS: Alex Pazuello / Arquivo Defesa Civil

Até o momento, 92.801 famílias foram afetadas em todo o Amazonas, aproximadamente 371.193 pessoas impactadas diretamente. As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho. De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 36 estão em Situação de Emergência, 22 em Alerta, um em Atenção e três em normalidade.

Lançada no dia 16 de abril, a Operação Cheia 2025 teve início com o anúncio do governador Wilson Lima sobre o envio de ajuda humanitária à calha do rio Madeira, beneficiando inicialmente os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, os primeiros a decretarem situação de emergência.

Comitê

Nesta atuação dos trabalhos, está o Comitê de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais no Amazonas formado por 33 secretarias, órgãos e entidades estaduais, auxiliado pelo Comitê Técnico-Científico, responsável por orientar cientificamente o Comitê Permanente na tomada de decisões. A missão é mitigar os impactos para a população, fortalecer as medidas para recuperação de desastres, além de estabelecer o monitoramento da cheia e da vazante como ferramenta contínua do Governo do Estado.

SECOM SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil secretario Defesa Civil Coronel Maximo FOTO Alex Pazuello
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
FOTOS: Alex Pazuello / Arquivo Defesa Civil

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) tem atuado com suas ações e medidas na Operação. No dia 4 de junho, foi enviado para o município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) uma embarcação adaptada em uma balsa, para funcionar como hospital. O município está em estado de emergência, devido à cheia dos rios. Também no dia 4 de junho, o Barco Hospital São João XXIII saiu de Manaus para prestar atendimento durante uma semana na cidade.

A balsa hospital está equipada com serviços de urgência e emergência, sala de parto, consultórios médicos, enfermarias, laboratório, cozinha e refeitório, pronta para funcionar como um hospital completo.

A SES-AM também já enviou 72 kits de medicamentos para os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores dessas cidades. Além disso, entregou à prefeitura de Manicoré uma nova usina de oxigênio, com capacidade para produzir 30 metros cúbicos por hora, destinada ao hospital municipal. O equipamento substitui a antiga usina, que produzia 12 metros cúbicos por hora.

Para o município de Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio para servir como reserva de segurança, uma vez que o hospital local já possui sua própria usina. A cidade também recebeu medicamentos e insumos hospitalares para reforçar o atendimento à população.

O post Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM Flagrante Entorpecentes Divulgac807 a771 o Detran AM 2
Governo do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização flagra condutor com entorpecentes e cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro, na zona norte de Manaus

07/06/2025
SEPROR PALESTRAS NA ECO AMAZONIA FOTO RUY NERY SEPROR 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

07/06/2025
Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
Ipem Am verifica etilo770 metros que sera771 o utilizados em Parintins foto 1 768x1024 1
Governo do Amazonas

Ipem-AM verifica etilômetros que serão utilizados pelo Detran em Parintins

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus