Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Olimpíada virtual de História e Geografia com Wordwall aumenta interesse e interação entre alunos do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Olimpíada virtual de História e Geografia com Wordwall aumenta interesse e interação entre alunos do Amazonas

16/12/2025
Compartilhar
Projeto apoiado pela Fapeam usou a plataforma Wordwall para transformar conteúdos em jogos e promover competição entre alunos do ensino médio em Humaitá.

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoiou a Olimpíada Virtual de história e geografia utilizando a plataforma Wordwall, realizada no âmbito do Programa Ciência na escola (PCE), edital nº 002/2024. A iniciativa foi coordenada pelo pesquisador e professor de história Marcos Antônio de Oliveira e desenvolvida no Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, em Humaitá (distante a 590 km de Manaus). alunos do ensino médio participaram por meio de jogos educativos criados a partir dos conteúdos trabalhados em sala.

Metodologia e resultados

A competição foi montada na plataforma online Wordwall, que permite transformar materiais de sala em diferentes formatos de jogo e questionários. Os estudantes participaram da coleta de dados para a produção dos jogos, que exigiram noções básicas de informática e leitura dos materiais estudados.

Segundo o coordenador, a disputa entre os participantes criou expectativa sobre os resultados e as colocações, o que gerou um ambiente diferente dos métodos tradicionais. Essa dinâmica contribuiu para o aumento do interesse dos alunos pelas disciplinas e para a melhora no desempenho nas avaliações escolares.

“Quando os alunos começaram a participar das disputas surgiu uma expectativa em torno dos resultados e de quem estaria nas melhores colocações. Isso criou um ambiente dinâmico e diferente dos métodos de ensino tradicionais”, destacou Marcos Antônio de Oliveira.

Os responsáveis pelo projeto observaram também maior interação social entre os participantes. A experiência, conforme o pesquisador, tem potencial de ser replicada em outras instituições de ensino e PODE favorecer o retorno de alunos evasivos.

“Ficou comprovado que o uso dos jogos na educação é fundamental para estimular os alunos a se dedicarem mais. Projetos como este promovem maior interação social e podem estimular o retorno de alunos evasivos à escola”, comentou Marcos Antônio de Oliveira.

Fomento e caráter científico

O coordenador qualificou o apoio da Fapeam como essencial para a realização da olimpíada virtual. Ele ressaltou que, por ter sido desenvolvido em caráter científico, o projeto permitiu analisar resultados no campo de pesquisa e verificar efeitos da gamificação no processo de ensino-aprendizagem.

Programa Ciência na escola (PCE)

O Programa Ciência na escola (PCE) apoia a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O PCE contempla estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

Assuntos nesse artigo:

#olimpiadavirtual, #historia, #geografia, #wordwall, #fapeam, #programaciencanaescola, #pce, #ceti, #tarcilaprado, #humaita, #Manaus, #marcosantonio, #jogoseducativos, #gamificacao, #ensinomedio, #pesquisa, #interacaosocial, #escolas, #educadores, #plataformaonline

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados capa
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

16/12/2025
Governo do Amazonas

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

16/12/2025
Governo do Amazonas

‘Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

16/12/2025
Governo do Amazonas

Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

16/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

16/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre matrículas para colônia de férias do Pelci na Vila Olímpica com vagas para crianças de 5 a 17 anos

16/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus