A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e em mais um episódio de combate à desinformação, esclarece as informações publicadas de forma errônea sobre a alteração no fluxo de coleta e processamento de exames de laboratório nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A alteração é temporária e não representa desativação dos laboratórios da Semsa. A situação se deu pela troca de fornecedor, uma vez que o contrato anterior teve seu vencimento em novembro de 2024. A nova empresa contratada já está em processo de instalação de equipamentos nos quatro laboratórios – Laboratórios Distritais Norte, Sul, Leste e Oeste – que integram a rede de apoio diagnóstico.
Além dos laboratórios distritais, existem aproximadamente cem postos de coleta de exames laboratoriais dentro das unidades básicas de saúde em todas as zonas da cidade e estes também estão recebendo novos computadores, nobreaks, impressoras e, ainda, o novo sistema de gerenciamento laboratorial.
Quanto aos profissionais, o número de técnicos e de bioquímicos permanece o mesmo, não havendo ausência, a não ser por motivos de férias ou doenças.
A prefeitura ressalta que, neste processo de mudança, os usuários da rede pública continuam a ter acesso aos exames solicitados, com agendamentos realizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), e que está trabalhando para oferecer um serviço de apoio diagnóstico mais robusto, instalando equipamentos de alta tecnologia, automatizando os exames ofertados em todas as suas unidades, inclusive as unidades fluviais e a Maternidade Moura Tapajóz (MMT), com a ampliação da carteira de serviços com novos exames.
Ainda no mês de abril já serão entregues dois laboratórios distritais – Norte e Sul – e o da MMT para atendimento da população, com os postos de coleta correspondentes. Os outros dois laboratórios distritais – Leste e Oeste – e o das unidades fluviais têm previsão de entrega para maio.
— — —
Texto – Divulgação/Semsa