
O evento segue até sexta-feira (05/09) com outras discussões voltadas para o planejamento público
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) marcou presença, nesta quarta-feira (03/09), no XCIV Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, realizado em São Luís, no Maranhão. A participação da Secretaria ocorreu em diferentes Grupos de trabalho (GTs), que reuniram representantes de todo o país para discutir planejamento estratégico, investimentos públicos e comunicação, uma das discussões foi a institucionalização da Estratégia 2050. O evento segue até sexta-feira (05/09).

Planejamento de Longo Prazo
Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a secretária-executiva de Planejamento, Sonia Gomes, integrou o grupo voltado ao debate da estratégia de planejamento 2050. A gestora destacou a importância da institucionalização do planejamento, para que ele seja efetivamente aplicado como política pública.
“Não adianta só fazer o planejamento estratégico e depois ele não ser institucionalizado, porque senão ele vira uma peça de gaveta. Hoje discutimos uma resolução que auxilie nessa institucionalização e começamos a tratar de uma proposta de emenda constitucional, para que o planejamento de longo prazo seja uma política de Estado, replicada também nos estados”, afirmou.
Investimentos Públicos

A monitora de Planejamento da Sedecti, Érica Damasceno, participou das discussões do grupo de trabalho de investimento públicos, com enfoque na concepção, avaliação e financiamento de projetos.

“Foram tratados aspectos como ideação de projetos, definição de objetivos, metodologias de avaliação e alternativas de financiamento, inclusive junto a organismos internacionais. Também foi destacada a importância de alinhar essas iniciativas ao Plano Plurianual (PPA), garantindo recursos e efetividade na execução”, explicou.
Comunicação

A chefe de comunicação da Secretaria, Rebeca Mota, integrou o grupo que discutiu práticas de comunicação e visibilidade das ações de planejamento na comunicação de comunicação do Fórum.
“Tivemos a apresentação de um case de sucesso do Maranhão, além de uma palestra da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério do Planejamento. Também recebemos orientações para a próxima edição da revista Planejamento e Futuro, além de debates sobre boas práticas em registro audiovisual e divulgação institucional”, destacou.

Fotos: Rebeca Mota/ Sedecti