Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Manaus realiza palestra sobre credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida com foco em controles e exigências
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Manaus realiza palestra sobre credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida com foco em controles e exigências

26/11/2025
Compartilhar
Palestra em 25/11 detalhou requisitos, inspeções e responsabilidades para unidades que dispensam talidomida.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), realizou nesta terça-feira, 25/11, uma palestra sobre o processo de credenciamento das Unidades Públicas Dispensadoras de Talidomida (UPDT). O encontro teve o objetivo de esclarecer o cadastro e a habilitação das unidades que dispensam o medicamento.

Esclarecimentos sobre cadastro e controle

Segundo a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, “o cadastro é um procedimento obrigatório para assegurar o controle do uso da Talidomida que é utilizado para tratamento de hanseníase, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica”. O tema foi tratado de forma a detalhar normas, diretrizes e requisitos técnicos aplicáveis ao credenciamento, com foco na conformidade regulatória.

O fiscal de saúde Ellery Barreto Costa, da Gerência de Vigilância de Medicamentos (Gevmed), expôs os principais indicadores de inspeção sanitária e o panorama do credenciamento, incluindo responsabilidades sanitárias, éticas e legais relacionadas à gestão e dispensação do medicamento. Ele também abordou projeções e desafios previstos para 2026, considerando a evolução regulatória e o aprimoramento dos processos de vigilância.

Participantes e orientações práticas

Participaram servidores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Os presentes puderam esclarecer dúvidas e obter orientações sobre os requisitos e documentos necessários para a oferta da talidomida.

A Visa Manaus reiterou, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que as Unidades Dispensadoras de Talidomida do município devem ser credenciadas anualmente, mediante nova inspeção e análise documental pela Vigilância Sanitária Municipal.

O fiscal Ellery Barreto Costa explicou que todos os farmacêuticos e suas respectivas equipes responsáveis pelas unidades dispensadoras devem conhecer e executar a movimentação do medicamento. “Todos os profissionais que prescrevem, recebem, conferem, guardam, dispensam, ou que de alguma forma possam ter acesso ao medicamento devem conhecer as diretrizes legais relacionadas à talidomida. Os treinamentos ministrados pelo farmacêutico aos colaboradores da unidade devem ser registrados, arquivados e disponíveis no dia da inspeção pela Visa Manaus”, afirmou.

Risco e importância do controle

O gerente de Vigilância de Medicamentos da Visa, João Kinsey, destacou que o rigor no fluxo de credenciamento e dispensação da talidomida decorre dos riscos associados ao remédio, que PODE gerar malformações congênitas em fetos mesmo em doses mínimas nas primeiras semanas de gestação. Nas décadas de 1950 e 1960, o medicamento foi prescrito como sedativo e para aliviar enjoos em gestantes, o que resultou no nascimento de crianças com deficiências físicas severas em todo o mundo.

Daí a necessidade de controlar os fluxos de dispensação da talidomida, que é indicada no tratamento de eritema nodoso hansênico (complicação da hanseníase) e, em algumas situações, no manejo de pacientes com mieloma. Segundo os responsáveis, o controle rígido possibilita que pacientes que necessitam do medicamento tenham acesso a ele com segurança.

Texto e fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos nesse artigo:

#talidomida, #credenciamento, #Manaus, #Semsa, #visamanaus, #gevmed, #ellerybarretocosta, #joaokinsey, #fcecon, #fuham, #hemoam, #fmthvd, #ANVISA, #vigilanciasanitaria, #unidadesdispensadoras, #farmaceuticos, #hanseniase, #mieloma, #inspecao, #controle

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

USF Arthur Virgílio Filho suspende atendimentos temporariamente para obras no telhado

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Parque Municipal do Idoso completa 23 anos e atende mais de 2 mil pessoas por dia em Manaus

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Intervenção viária na avenida Autaz Mirim avança em Manaus e reorganiza o trânsito da zona Leste

27/11/2025

Estudantes da Universidade de Parma realizam intercambio saude manaus para estudar atenção primária no SUS

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Protetores do Amanhã forma 15 estudantes e entrega menções honrosas a 87 participantes em Manaus em 27/11

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia obras do complexo viário Passarão para desafogar trânsito na zona Oeste

27/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus