No evento, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou que os manauaras merecem receber uma grande e bela festa.
“Manaus é a sétima maior cidade do Brasil. É um lugar que acolhe as pessoas, que tem crescido bastante. Nós celebramos mais um aniversário da cidade com uma programação muito diversificada”, apontou o chefe do Executivo municipal.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou que mais um evento foi realizado de forma planejada e organizada.
“Uma festa maravilhosa e que ficamos muito felizes de entregar à população. É uma celebração segura, que conta com toda infraestrutura adequada”, disse.
A festa do 356° aniversário de Manaus mobilizou a participação coordenada e integrada de diferentes secretarias da gestão municipal, sob a condução do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). O superintendente do órgão, Sandro Diz, ressaltou que o evento ocorreu de forma ordeira e segura para todo o público presente.
“Nós estamos aqui com um colegiado especial presente. É um evento 100% seguro. O povo aqui da zona Leste sempre foi muito ordeiro. O povo vem brincar, se divertir e vai para casa feliz”, falou.
Aparato logístico
A segurança foi garantida com a presença de mais de 130 guardas municipais, além de seguranças privados e com o apoio que ultrapassou o número de 200 policiais militares e 30 bombeiros. Um total de 40 agentes do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e 14 linhas de ônibus circularam ao redor da alameda para assegurar a logística viária e o transporte público.
Apresentações
Primeira atração nacional a subir no palco, o cantor e compositor Nadson, o Ferinha levou canções clássicas do seu repertório, entre as quais, “Posta Aí”, “Sete Bilhões” e “Sinal”. O artista falou da alegria em participar das comemorações pelo aniversário de Manaus.
“É muito bom estar aqui mais uma vez nesse lugar maravilhoso que é Manaus. E vamos subir no palco e levar muito arrocha, muita música para todo esse povo”, garantiu.
Em seu show, Klessinha da Seresta fez o público cantar do começo ao fim as melodias de “Um Ex Amor” e “Só Eu Te Amei”, entre tantas outras músicas da sua carreira. Ela deixou um recado especial para os fãs. “Eu amo vocês, manauaras. Muito obrigada por tornar um sonho, que eu achava distante, realidade. Obrigada a todos do Amazonas, essa terra querida”, agradeceu.
No palco, um dos representantes do talento regional foi o cantor Guto Lima. Ele compartilhou a emoção de cantar no aniversário de Manaus. “Esse é um dos grandes eventos. Não é para qualquer um. Eu fico muito feliz. Cantar para esse povo maravilhoso é uma honra”, concluiu.
Quem chegou cedo e garantiu lugar na primeira fileira foi a Valquíria Nascimento, que comentou a importância de levar artistas regionais e nacionais para as duas zonas mais populosas da capital amazonense.
“É muito bom ver o Nadson aqui de perto, aqui na zona Leste. E facilita muito, pois não é preciso que a população saia da zona Leste até o sambódromo para ver um show”, relatou.
A promotora de vendas Erica Lima já estava empolgada antes mesmo de começar os shows. “Eu vim para ver todos os artistas. Todos os shows. Vou curtir, porque a vida não é só trabalho”, disse.
Os shows movimentaram a economia local da região com a venda de produtos personalizados dos artistas e itens de alimentação e bebida. Rodrigo Inácio aproveitou as vendas para tirar um lucro extra no fim do mês. “A expectativa é sempre boa, traz oportunidade de renda extra e estamos esperando um bom lucro, ajuda muito”, finalizou.
As celebrações pelos 356 anos de Manaus seguem nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25/10, com o “Boi Manaus 2025”, no sambódromo.
— — —Texto – Tiago Auzier / Semcom
Fotos – Clóvis Miranda / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCyrVx
