A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), registrou em outubro novos 80,8 mil metros quadrados licenciados em alvarás de construção, chegando a 5,5 milhões de metros quadrados emitidos na gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a outubro de 2025.
Detalhes dos números
Somente este ano, nos dez primeiros meses, a autarquia soma quase 759 mil metros quadrados licenciados, movimentando o setor da construção civil na capital. No ano, o Implurb tem alta de 2% no total de certidões expedidas para alvarás, com 623 documentos, contra 611 de 2024. Em toda a gestão, são 4.200 certidões emitidas.
Impacto no emprego e na economia
Os números têm reflexo direto na geração de emprego e renda no setor da construção civil. No acumulado de 2025, o setor da construção gerou no Brasil um saldo de 214.717 postos (+7,5%), sendo que Manaus conta com um total de 1.625 admissões no período e um estoque de mais de 30 mil vagas, de acordo com os dados do NOVO Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do trabalho.
“Ultrapassar milhões de metros quadrados licenciados significa impulsionar diretamente a economia da cidade. O resultado aparece na geração de empregos e no fortalecimento do setor produtivo. É a prova de que Manaus segue em ritmo acelerado de desenvolvimento”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Texto – Claudia do Valle/ Implurb
Fotos – Divulgação
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Implurb, #alvaras, #metrosquadrados, #construcaocivil, #emprego, #renda, #caged, #ministeriodotrabalho, #davidalmeida, #carlosvalente, #certidoes, #2025, #outubro, #2024, #janeirode2021, #admissoes, #vagas, #setorprodutivo, #desenvolvimento
