Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Justiça Restaurativa consolida parceria em Manaus e alcança mais de 8.500 estudantes em três anos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Justiça Restaurativa consolida parceria em Manaus e alcança mais de 8.500 estudantes em três anos

27/11/2025
Compartilhar
Educadores da REDE municipal de ensino apresentaram, durante workshop, resultados das ações de justiça Restaurativa que já atenderam mais de 8.500 estudantes.

Educadores da REDE municipal de ensino apresentaram, nesta quarta-feira, 26/11, os resultados das ações de justiça Restaurativa nas escolas durante o “1º Workshop de Práticas Exitosas” em Manaus. O evento marca a consolidação da parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), e o Tribunal de justiça do Amazonas (TJ-AM) e já impactou mais de 8.500 estudantes.

Resultados e alcance

Em três anos de implementação do projeto, mais de 8.500 crianças e adolescentes foram alcançados pelas ações de justiça Restaurativa, que têm como foco reduzir e prevenir conflitos, especialmente os relacionados ao bullying, nas escolas públicas da capital. A colaboração entre as instituições tem sido apontada como essencial para o fortalecimento de ações educativas voltadas ao cuidado e ao diálogo.

Declarações da gestão

O secretário municipal de educação, Júnior Mar, destacou a importância da parceria para a formação integral dos estudantes. Segundo ele, “A sala de aula vai muito além da língua portuguesa e da matemática. A maior construção que se PODE fazer é a do ser humano em sua integralidade. Nessa parceria, conseguimos contemplar os estudantes, trabalhando comportamento e boas decisões. Isso tem feito com que crianças e adolescentes mudem sua rota, mudem o jeito de pensar e comecem a se transformar. Geralmente não se colhe tão cedo na educação, mas nós temos colhido bons frutos”.

Júnior Mar também ressaltou o apoio do prefeito David Almeida às iniciativas interinstitucionais que fortalecem a cultura de paz nas escolas. “O prefeito aposta muito nesse tipo de parceria. Todos podem e devem ser alcançados. Por isso, agradeço à equipe do Tribunal de justiça e tenho certeza de que teremos muitos anos de avanços e êxitos”, completou.

Formação e continuidade

Para o coordenador da Central de justiça Restaurativa do TJ-AM, juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, o workshop simboliza um NOVO momento para a consolidação da prática nas escolas. “Este workshop marca um NOVO tempo da justiça Restaurativa em Manaus. Estamos apresentando o trabalho executado nas escolas, não é promessa, é realidade. O tribunal já capacitou mais de 200 profissionais da Semed. A formação precisa continuar, pois os facilitadores estão preparados para lidar com um dos principais problemas nas escolas, que é o bullying”, afirmou.

O magistrado lembrou os desafios da implementação da justiça Restaurativa na região Norte, iniciada há mais de uma década. “Tivemos experiências emocionantes e transformadoras. Ouvir o relato de uma professora que conseguiu zerar os conflitos em uma escola onde antes os alunos se reuniam para brigar mostra que o trabalho vale a pena. Nosso objetivo é nos antecipar aos problemas e evitar que atos infracionais aconteçam dentro das escolas”, destacou.

Apoio institucional e aplicação na REDE

O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, Ricardo Simões, agradeceu o apoio da gestão e ressaltou o impacto das formações. “O secretário Júnior Mar estabeleceu autonomia intelectual e liberdade de pensamento no fazer pedagógico, aproximando as ciências do Direito e da educação para as práticas da justiça Restaurativa. Agradeço também ao doutor Luís Cláudio que, por meio das capacitações, tornou possível que nós, facilitadores, recebêssemos esse conhecimento e o aplicássemos na REDE municipal, trazendo benefícios que já Podemos relatar com propriedade”, pontuou.

Texto – Moara Cabral/ Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCC4W9

Assuntos nesse artigo:

#justicarestorativa, #Semed, #tjam, #Manaus, #prefeiturademanaus, #bullying, #educadores, #workshop, #praticasexitosas, #formacao, #capacitacao, #centraldejusticarestorativa, #nupi, #ricardosimoes, #juniormar, #davidalmeida, #redemunicipaldeensino, #escolas, #criancaseadolescentes, #culturadepaz

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus convoca bolsistas do Programa Mais Médicos para o Brasil para apresentação na Semsa entre 28/11 e 9/12

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Visa Manaus realiza oficina sobre Matriz FMEA e revisão do Auto de Infração para servidores

27/11/2025
Prefeitura de Manaus

Câmara Municipal de Manaus aprova contas da gestão de David Almeida relativas a 2021 com base em parecer do TCE-AM

26/11/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus conclui obras de drenagem na avenida do Turismo e elimina três pontos de alagamento

26/11/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção no entorno do Mercado Adolpho Lisboa para evitar alagamentos

26/11/2025
Prefeitura de Manaus

Manaus realiza palestra sobre credenciamento de unidades dispensadoras de talidomida com foco em controles e exigências

26/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus