Os alimentos tiveram como destino escolas e instituições de assistência a indígenas locais


Agricultores familiares indígenas de Japurá e Manaquiri (distantes 744 e 60 quilômetros de Manaus, respectivamente), venderam 5 toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Os itens alimentícios foram escoados, nesta quarta-feira (12/03), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Os alimentos tiveram como destino escolas e instituições de assistência a indígenas dos dois municípios, segundo o instituto. Do total comercializado, quatro toneladas foram produzidas por agricultores familiares indígenas da comunidade São Joaquim, em Japurá, enquanto uma tonelada está relacionada à produção de trabalhadores rurais indígenas de Manaquiri.
Em Japurá, os alimentos correspondem à produção de 12 agricultores indígenas da etnia Maku Nadeb e a logística, disponibilizada pelo Idam, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Japurá, contou com o apoio também da Secretaria Municipal de Produção (Sempa) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sasai).
“Estes alimentos serão entregues a outras famílias indígenas do município em estado de vulnerabilidade social, principalmente para as comunidades ao longo do Paraná do Bua-Bua”, informou o técnico da UnLoc Idam/Japurá, Marcos Nunes.
Entre os alimentos entregues para a comercialização pelo PAA estavam bananas pacovan, banana maçã, farinha de mandioca, farinha de tapioca, goma, pupunha, vinho de açaí, macaxeira, cupuaçu e cará.

FOTO: Divulgação/Idam
Marcos reforçou ainda a importância do programa para garantir a renda e qualidade de vida das famílias indígenas do município. “Toda essa produção será distribuída de forma gratuita às famílias indígenas do município, das comunidades São Joaquim, Jutaí, Jeremias, Nova Canaã, Deus proverá, entre outras”, destacou.
Manaquiri
Já no município de Manaquiri, a equipe técnica do Idam auxiliou na coleta e distribuição de uma tonelada de polpa de goiaba, produzida por 4 agricultores indígenas das etnias Apurinã e Miranha. Conforme o gerente da UnLoc Idam/Manaquiri, Ricardo Sobreira, o produto terá como destino escolas indígenas, como contribuição e reforço para a alimentação das crianças matriculadas.
“Estamos dando continuidade às nossas entregas pelo PAA agora em março, apoiando nossos agricultores indígenas em todos os aspectos da produção rural”, salientou o gerente.
O post Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.