Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15/07/2025
Compartilhar

Operação conjunta também visa orientar comerciantes sobre a legislação ambiental

FOTOS: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio do Batalhão Ambiental (BPAmb) da polícia Militar, apreendeu, nesta terça-feira (15/07), cerca de 10 kg de carne de capivara que estavam sendo vendidos de forma irregular em uma banca no Mercado Municipal de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A ação faz parte da 7ª etapa da Operação Região Metropolitana, que visa reforçar o combate a crimes ambientais na região.

Durante a fiscalização, os agentes confirmaram que o comerciante não portava autorização para comercializar a carne, caracterizando crime ambiental. Ele foi autuado em R$ 500 no total, valor previsto pelo artigo 29 da Lei nº 9.605/98 e pelo artigo 24 do decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece multa de R$ 500 por unidade ou quilo de animal silvestre, a depender do caso. No auto de infração, foi considerada a venda de carne de um único animal.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que ações como essa são fundamentais para preservar o equilíbrio ambiental e proteger as espécies silvestres. “Atuar contra esse tipo de crime é essencial para manter o equilíbrio dos ecossistemas, proteger a fauna e assegurar a qualidade de vida da população. O trabalho do Instituto é permanente e sempre baseado na legislação ambiental vigente”, afirmou.

Para evitar tumulto e garantir a segurança da equipe e do autuado, os fiscais conduziram o comerciante até a residência dele, onde foram concluídos os procedimentos administrativos. No local, foi lavrado auto de infração, termo de apreensão e notificação para que ele paralise imediatamente a comercialização de produtos de caça.

De acordo com a fiscal responsável pela ação, todo o procedimento foi realizado de forma transparente, respeitosa e educativa. “Tratamos o cidadão com toda educação e empatia. Explicamos que caçar, vender ou comercializar carne de animais silvestres é crime ambiental. Nosso trabalho é proteger o meio ambiente e cumprir o que determina a legislação”, destacou.

O Ipaam reforça que a fauna silvestre é um bem comum, protegido pela Constituição Federal, e que sua exploração sem autorização compromete o equilíbrio dos ecossistemas e a sadia qualidade de vida.

A fiscalização faz parte da rotina do Instituto e também considera denúncias recebidas da população. Para mais informações ou denúncias sobre crimes ambientais, o contato PODE ser feito pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa): (92) 98557-9454.

O post Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe Selo Diamante do Tribunal de Justiça do Amazonas por regularidade de dívidas e transparência na gestão

03/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas cria Grupo Institucional para organizar entrega do Residencial Novo Aleixo e ações sociais

03/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove primeira edição do Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro em Manaus

03/12/2025
Governo do Amazonas

Wilson Lima entrega 49 leitos e inaugura primeira etapa de modernização no Francisca Mendes do Amazonas

03/12/2025
Governo do Amazonas

Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais

03/12/2025
Governo do Amazonas

Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus

03/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus