Espaços foram equipados com materiais de alta qualidade para ensino e atendimento ao público

Foto: Daniel Brito/UEA
Novos espaços de ensino e pesquisa agora fortalecem a formação em Enfermagem em Saúde Pública no Amazonas. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na sexta-feira (16/05), as salas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP) e dos Laboratórios de Pesquisa em Estomaterapia (Labest) e Podiatria Clínica (Lapodclin).
Inaugurado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), o novo espaço do ProEnSP foi projetado para fortalecer as atividades acadêmicas, administrativas e científicas do programa, oferecendo infraestrutura moderna e funcional para acolher toda a comunidade acadêmica com qualidade.
Já os laboratórios atenderão às demandas de ensino, pesquisa e extensão, funcionando como ambientes de estudo e práticas em saúde, sob a supervisão de docentes. Equipados com materiais hospitalares, dispositivos tecnológicos e estrutura de recepção, os espaços proporcionarão uma formação mais ampla aos acadêmicos e permitirão o atendimento ao público externo com excelência.

Foto: Daniel Brito/UEA
O reitor da UEA, André Zogahib, participou da cerimônia e destacou que a entrega dos laboratórios representa o atendimento a demandas históricas da comunidade acadêmica da ESA.
“Isso tudo está alicerçado dentro das nossas perspectivas de atuação da pesquisa e da pós-graduação, para que nós tenhamos, dentro desse âmbito, resultados cada vez mais significativos. Logo no início da gestão, os professores me procuraram e me informaram o que precisava ser feito, e aqui estamos nós, pondo em prática o que foi prometido”, ressaltou.
A inauguração marca um importante avanço para o ensino, a extensão e a produção científica na área da Enfermagem, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Foto: Daniel Brito/UEA
O professor Darlisom Ferreira, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, reforçou que a ação integra um conjunto de entregas promovidas na capital e no interior do estado.
“Enquanto membro dessa gestão, que, sob a liderança do professor André, não tem medido esforços para melhorar a infraestrutura tanto da capital quanto do interior, entendo que esses espaços vão além da estrutura física — são humanos e cada vez mais humanos”, afirmou.

Foto: Daniel Brito/UEA
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública
Coordenado professora Amélia Sicsú, o ProEnSP agora conta com secretaria acadêmica, sala para coordenação, sala de reuniões do colegiado, sala de aula com capacidade para até 30 alunos e uma recepção para atendimento ao público. Todos os ambientes foram equipados com mesas, cadeiras, iluminação adequada, ar-condicionado, Wi-Fi, computadores, impressoras e armários modulados.
Laboratórios de Estomaterapia e Podiatria Clínica (Labest e Lapodclin)
Sob coordenação da professora Eliana Silva, os laboratórios têm como foco a integração de acadêmicos graduados pela UEA em pesquisas e atendimentos relacionados a feridas complexas e cuidados podiátricos, respeitando todas as normas de biossegurança exigidas para estudos com seres humanos. Os espaços foram revitalizados e contam com ambientação moderna e novos equipamentos.
O post Inauguração de salas do ProEnSP e novos laboratórios fortalece ensino em Enfermagem em Saúde Pública na UEA apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.