O evento reuniu instituições e membros de cadeias produtivas para discutir ideias sobre o fomento da economia sustentável na região
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, na última sexta-feira (09/05), uma nova etapa dos Diálogos de Bioeconomia no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), localizado na calha do Juruá. O evento, ocorrido no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu produtores, instituições e demais agentes vindos dos diversos setores que compõem a sociedade civil na região.
A gerente do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Giovanna Libânia, destacou a contribuição coletiva para a formulação do Plano, ressaltando o papel da escuta e do debate para a realização dos Diálogos em cada localidade do Amazonas.
“O evento foi um sucesso e contamos com vários representantes locais que contribuíram com diversas vertentes em todos os eixos temáticos. Esperamos que o Plano possa trazer todos os resultados esperados para o município”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Silvano de Souza Maciel, ressaltou a importância do evento para Guajará e reafirmou o compromisso do município na participação do fomento aos setores de economia sustentável.
“Para nós é sempre uma grata satisfação participar de ações que sejam voltadas para o bem do nosso município e da nossa comunidade. Participamos com apontamentos que podem vir a se tornar ações concretas para o desenvolvimento da bioeconomia em nosso município, e assim, criar um forte representante do setor em nosso estado”, declarou Silvano.
Dentre os participantes dos Diálogos em Guajará, estava Osmir, representante da comunidade Novo Horizonte e trabalhador da cadeia produtiva do cacau, que agradeceu pela realização do evento e expressou suas expectativas em relação às melhorias que o Plano Estadual de Bioeconomia pode trazer para a região.
“Represento muitas famílias no Juruá, então sou muito grato ao secretário Serafim Corrêa por ter enviado a equipe para discutir esses planos de manejo e como fazer para melhorar a estrutura da nossa região. Estou muito confiante de que isso vai dar certo”, enfatizou Osmir.
O evento dos Diálogos em Guajará foi organizado por meio de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.
Fotos: César Júnior/ Up Comunicação