Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas sanciona lei que cria o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas sanciona lei que cria o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero

10/01/2025
Compartilhar

O Cepcolu funcionará como hospital-dia, com consultórios e salas cirúrgicas

Foto: Laís Pompeu/FCecon

O governador Wilson Lima sancionou a lei que cria o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). A criação do centro foi oficializada pela Lei n.º 7.290, de 6 de janeiro de 2025, com ato publicado no Diário Oficial do Amazonas.

Com a lei, o Cepcolu faz parte da estrutura organizacional da Fundação Cecon, sendo gerenciado pelo hospital, que é referência no tratamento de câncer na região. O Centro, segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, é um dos maiores avanços no enfrentamento ao câncer de colo uterino no estado. “O Cepcolu vai dar uma resposta efetiva e com resolutividade na prevenção à doença. A construção dessa importante unidade faz parte dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas com o propósito de aumentar o acesso da população aos serviços da REDE pública de saúde”, afirmou.

O Cepcolu, explica o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, funcionará como hospital-dia, com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos, cursos e habilitações. A unidade, diz ele, será especializada na realização de procedimentos de conização, que é uma cirurgia de pequeno porte para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

“O Cepcolu é uma unidade de extrema importância no enfrentamento a essa doença. A construção deste centro é a maior ação já realizada na saúde pública para combater o câncer do colo do útero”, destaca a diretora técnica da FCecon, Hilka Espírito Santo.

Foto: Laís Pompeu/FCecon

Prevenção

Em média, a FCecon realiza 500 conizações por ano. Na sua plena capacidade de funcionamento, o Cepcolu poderá realizar em torno de 3 mil conizações anualmente.

Segundo a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, o objetivo é ampliar de forma definitiva o número de procedimentos, com impacto na saúde pública do Amazonas, evitando transfusões sanguíneas, internações hospitalares, cirurgias de alta complexidade, radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, nefrostomias, colostomias, cuidados paliativos e mortes.

“O Cepcolu será um divisor de águas no enfrentamento ao câncer que mais atinge as mulheres do nosso estado há décadas. Estaremos interrompendo a evolução de uma lesão precursora para o câncer, através da conização do colo do útero, que corresponde à prevenção terciária, realizada pelo Governo do Estado. Afinal, só faz sentido a mulher fazer o seu exame preventivo se for possível tratar as inflamações precursoras detectadas no seu exame”, destaca Mônica Bandeira.

Além das conizações, o Cepcolu fará o acompanhamento de todas as pacientes, segundo as determinações das sociedades internacionais. Esse acompanhamento é realizado a cada seis meses e dura, em média, dois anos.

A obra do Cepcolu está na fase de acabamento da área externa e montagem de equipamentos e mobiliário, além da parte de recursos humanos. A construção contou com a parceria da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), por meio de cooperação técnica.

O post Governo do Amazonas sanciona lei que cria o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cosama realiza diagnóstico do sistema de abastecimento para implantação do Projeto Água Boa na comunidade quilombola de Itacoatiara

12/03/2026
Governo do Amazonas

Ipaam aplica R$ 22.028,37 em multas após operação de fiscalização ambiental na Região Metropolitana

12/03/2026
Governo do Amazonas

PIB do Amazonas atinge R$ 48,14 bilhões no 4º trimestre de 2025 e registra crescimento real em 2025

12/03/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Acnur reforçam atendimento a migrantes e refugiados no Pitrig em Manaus

12/03/2026
Governo do Amazonas

Ceti Elisa Bessa Freire promove semana Educando para a Liberdade em Manaus para conscientizar sobre violência contra as mulheres

12/03/2026
Governo do Amazonas

Mostra de Cultura Popular Amyipaguana reúne tradições indígenas e afro-brasileiras no Largo de São Sebastião

12/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus