O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD), promove a primeira edição do Natal Inclusivo – Acolher, celebrar e respeitar na quarta-feira (03/12), a partir das 14h, no Palácio Rio Negro, Centro, zona sul de Manaus. A ação terá entrada gratuita e será organizada em ambiente acessível para pessoas com deficiência.
Programação e público
O evento reunirá famílias, instituições e representantes da sociedade civil para celebrações natalinas com apresentações musicais e teatrais, visita do Papai Noel, cabine de fotos e atividades interativas. Haverá lanches para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.
Recursos de acessibilidade
De acordo com a SEPcD, a iniciativa contará com intérpretes de Libras, audiodescrição e outras adaptações para garantir participação plena das pessoas com deficiência. Segundo a secretária titular da SEPcD, Selma Banes, “O Natal é para todos. Por isso escolhemos esse tema de ‘Acolher, celebrar e respeitar’, pois essas práticas também são meios de inclusão na sociedade e queremos proporcionar uma experiência natalina para que todas as pessoas com deficiência aproveitem a festa. Vamos contar com intérpretes de Libras, audiodescrição, atividades interativas e muito mais para todos”.
Objetivo institucional
Promovida pela SEPcD, a ação reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir que todos possam participar plenamente da vida social e cultural. A programação busca ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência e promover a acessibilidade nas celebrações natalinas.
Contexto internacional
O evento ocorre em alusão ao Dia Internacional da pessoa com deficiência, data proclamada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover conscientização, compromisso e ações que garantam direitos, acessibilidade e inclusão.
Assuntos nesse artigo:
#natalinclusivo, #governodoamazonas, #sepcd, #palaciorionegro, #diainternacionaldapessoacomdeficiencia, #libras, #audiodescricao, #inclusao, #acessibilidade, #selmabanes, #papainoel, #programacaonatalina, #familias, #instituicoes, #conscientizacao, #direitos, #cultura, #economiacriativa, #Manaus, #amazonas
