Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas promove exposição sobre diversidade religiosa na Galeria do Largo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove exposição sobre diversidade religiosa na Galeria do Largo

13/02/2025
Sejusc Foto Ygson Franca Sejusc 4 1024x682 1
Compartilhar

Mostra será nesta sexta-feira (14/02) e no sábado (15/02), a partir das 16h, com ações de direitos humanos

Sejusc Foto Ygson Franca Sejusc 4 1024x682 1
Sejusc Foto Ygson Franca Sejusc 1 1024x768 1
Foto: Ygson França/Sejusc

Como forma de promover um espaço reflexivo acerca da diversidade religiosa presente no estado, o Governo do Amazonas realizará a segunda edição da exposição “Raízes do Sagrado: diálogos e crenças plurais”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O evento será nesta sexta-feira (14/02) e no sábado (15/02), a partir das 16h, na Galeria do Largo, na zona sul de Manaus.

A mostra reunirá acervos que refletem a diversidade religiosa por meio da cultura, com a exposição de roupas, instrumentos e conceitos de religiões de matriz africana, ocidentais e orientais que influenciam a população amazonense. O foco é ampliar a percepção da sociedade e promover o combate à intolerância religiosa.

Coordenada pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPIR), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Instituto Ilé Àse Opo Ogodo, a exposição incluirá uma seleção de peças e caracterizações precisas das entidades, garantindo a fidelidade e aprofundamento das tradições religiosas.

“Com o intuito de aprofundar a compreensão sobre diferentes tradições religiosas, a gerência conduziu uma pesquisa detalhada para identificar símbolos marcantes de cada religião, esclarecendo seus significados e suas histórias. Na primeira exposição focamos apenas nas religiões de matriz africana, agora nosso estudo abrangeu, também, o judaísmo, islamismo, espiritismo, protestantismo e catolicismo”, esclareceu o gerente da GPIR, Miguel Amorim.

Sejusc Foto Ygson Franca Sejusc 2 Miguel Amorim 1024x682 1

Foto: Ygson França/Sejusc

Mesa redonda

Na sexta-feira, às 16h, o Centro Cultural Palácio da Justiça, sediará uma mesa redonda com representantes de diversos segmentos religiosos para debate e integração sobre as diferentes crenças, além da conscientização da sociedade sobre a importância do respeito à fé e à liberdade religiosa.

Equipes da Sejusc também irão realizar abordagens e distribuição de materiais gráficos sobre o tema e combate à violação dos direitos humanos.

Raízes do Sagrado

Coordenada pela GPIR, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc, a primeira edição da exposição cultural foi realizada no mês de janeiro, no Shopping Grande Circular, na zona leste de Manaus. A mostra cultural focou nos conceitos e detalhes de religiões de matriz africanas, como os orixás e santos, roupas e estátuas alusivas.

Agora expandida, a exposição busca conscientizar e combater a intolerância religiosa de religiões de matriz africana, ocidentais e orientais.

Sejusc Foto Ygson Franca Sejusc 3 1024x682 1

Foto: Ygson França/Sejusc

Crime inafiançável e imprescritível

A intolerância religiosa é crime previsto no artigo 208 do Código Penal Brasileiro (CPB), com punições que vão de um mês a um ano de detenção ou multa. A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, garante a liberdade religiosa para aqueles que residem em território nacional, sendo eles católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas ou seguidores de qualquer outra religião.

O post Governo do Amazonas promove exposição sobre diversidade religiosa na Galeria do Largo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SineAM2603 FotoJamilleSilva 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

08/05/2025
Educacao Apoio Olimpiada Matematica Foto Euzivaldo Queiroz 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

08/05/2025
palestra prato cheio foto bernardo ribeiro3 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

08/05/2025
UGPE Bazarempreendedoras Foto TiagoCorrea 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove 4ª edição Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

08/05/2025
Sefaz Reuniao do CATE com empresarios sobre regulamento do IBS Foto Arthur Castro
Governo do Amazonas

Foco na ZFM: Sefaz reúne setor produtivo e discute nova etapa da reforma tributária

08/05/2025
BOLETIM CHEIA WEB 2 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (08/05)

08/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus