Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos

08/05/2025
Compartilhar

Parceria entre Ipaam, SEMA e ANA vai integrar procedimentos de outorga e aprimorar a regulação do uso da água no estado

FOTOS: Divulgação/Ipaam

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Nacional de Águas e saneamento básico (ANA). A assinatura aconteceu durante o 3º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, realizado em João Pessoa, na quarta-feira (07/05), com a participação de autoridades estaduais e federais do setor ambiental.

Com vigência até 2028, a parceria tem como objetivo fortalecer a integração entre os sistemas de regulação do uso da água da UNIÃO e do Amazonas. O acordo prevê a adoção de procedimentos conjuntos para a emissão de outorgas, instrumento legal que autoriza o uso de recursos hídricos, e busca tornar mais ágil e eficiente o atendimento aos usuários, tanto para captação quanto para lançamento de águas superficiais e subterrâneas.

Representando o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o assessor técnico do Instituto, Izaias dos Santos, ressaltou que a medida representa um avanço na gestão ambiental estadual. “Esse instrumento vai facilitar o processo de outorga aos usuários, ao mesmo tempo em que fortalece os marcos institucionais da Política Estadual e Federal de Recursos Hídricos. É um ganho para o Amazonas e para a cooperação entre os entes federativos”, afirmou.

Em nome do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda, destacou a importância da atuação integrada. “O ACT reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a modernização da gestão das águas, fortalecendo a governança e promovendo o uso sustentável desse recurso essencial”, disse.

Medidas

Entre as ações previstas estão a incorporação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas à Plataforma Águas Brasil, a integração do sistema estadual com o Sistema Federal de Regulação de Uso (Regla), além da criação de uma base de dados comum sobre disponibilidade e demanda hídrica. A parceria também prevê o desenvolvimento de um sistema integrado de balanço hídrico quantitativo.

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado paralelamente ao 2º Fórum Brasil das Águas, que reúne representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil para discutir soluções para a segurança hídrica no Brasil. Com o tema “Água: Responsabilidade de Todos”, o evento reforça a urgência de ações coordenadas diante das mudanças climáticas e da crescente pressão sobre os recursos naturais.

O post Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sisnama completa 45 anos e reúne autoridades em Brasília para debater integração das agendas ambientais

11/03/2026
Governo do Amazonas

Hospital em Manaus busca familiares de idoso sem identificação internado após agressão física atendido pelo Samu

11/03/2026
Governo do Amazonas

Presença feminina avança nas obras do Prosai Parintins e amplia atuação no saneamento básico do município

11/03/2026
Governo do Amazonas

Amazonas leva produtos amazônicos à AAHAR 2026 em Nova Delhi, Índia, e amplia presença no mercado asiático

11/03/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança CIPcD Digital com novo layout e acesso pelo aplicativo Sasi

11/03/2026
Governo do Amazonas

Mais de 6 mil segurados têm prazo até 31 de março para recadastramento Amazonprev e prova de vida

11/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus