Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas entrega certificação para primeiras turmas do projeto Sine Primeiro Emprego
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega certificação para primeiras turmas do projeto Sine Primeiro Emprego

22/05/2025
Compartilhar

O projeto foi lançado, em fevereiro deste ano, pelo governador Wilson Lima, durante abertura do ano letivo na capital

FOTO: Antonio Lima/Secom

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, vinculado à Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), certificou, nesta quinta-feira (22/05), 160 alunos da rede estadual de ensino, que participaram do Projeto Sine Primeiro Emprego.

O projeto foi lançado em fevereiro deste ano, pelo governador Wilson Lima, durante a abertura do ano letivo na capital, e é voltado a qualificação profissional dos jovens finalistas do Ensino Médio da rede pública estadual de Manaus, para os postos de trabalho disponíveis na rede do Sine Amazonas.

O Sine Primeiro Emprego também tem o propósito de diminuir a distância entre a conclusão dos estudos e a inserção no mercado de trabalho. O projeto está sendo implementado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Setemp, com execução nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).

“Desde o início do nosso governo temos trabalhado para criar oportunidades a todas as faixas etárias, principalmente para os jovens que estão saindo da sala de aula e entrando no mercado de trabalho. Esse grupo formado é apenas o começo de um programa que vai desenvolver habilidades importantes para esses jovens levarem por toda a trajetória profissional”, afirmou o governador Wilson Lima.

Com a entrega da certificação, os estudantes já podem ser cadastrados no Sine e ingressarem no mercado de trabalho. As primeiras turmas formadas são da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, na zona norte de Manaus. Nas próximas semanas, mais 8 turmas em duas escolas estaduais devem receber os certificados, contemplando 480 estudantes no total.

FOTOS: Antonio Lima/Secom

Segundo a professora responsável por ministrar as aulas, Viviane Melo, esse é o momento ideal para tranquilizar cada aluno para o mercado de trabalho. “Sempre é um desafio novo, porque são jovens que ainda têm muitas dúvidas referentes ao que vão fazer e qual área seguir, então mostrar esse mundo novo é muito gratificante”, disse a professora.

Oportunidade

Aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, a Ana Luiza de Oliveira, 17, foi uma das estudantes certificadas e comemorou a nova etapa.

FOTO: Antonio Lima/Secom

“Esse curso de capacitação é muito importante para o nosso currículo e é muito legal o Governo investir nessa educação dos alunos e fazer cursos assim, porque tem muita gente esperando uma oportunidade”, disse a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Ana Luiza de Oliveira.

Ao longo do curso, os estudantes recebem aulas de noções de comportamento em entrevistas, habilidades a serem destacadas no mercado de trabalho, entre outros direcionamentos. Para o Guilherme Vinhote, 17, a ideia é conciliar, em breve, a faculdade com um emprego e as aulas vieram em boa hora.

FOTO: Antonio Lima/Secom

“Deram oportunidade para a gente conseguir o primeiro emprego e abriram uma porta muito importante para a gente ter boas expectativas para o mercado de trabalho”, disse o aluno, Guilherme Vinhote.

Como funciona

O Sine Primeiro Emprego reúne um programa de capacitação que combina teoria e prática, com a realização de cursos rápidos e oficinas presenciais. Os alunos serão capacitados e monitorados pela Setemp para verificar sua entrada no mercado de trabalho.

O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento das competências necessárias para o primeiro emprego, tais como: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.

A Setemp é um órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti)

O post Governo do Amazonas entrega certificação para primeiras turmas do projeto Sine Primeiro Emprego apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 22/05/2025 22/05/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus