O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (18/11), 700 cartões do Auxílio Estadual Permanente em Nova Olinda do Norte, a 126 km de Manaus, durante ato que amplia a distribuição do programa às famílias em situação de vulnerabilidade. A entrega faz parte de uma rodada de ações que incluiu também municípios como Tabatinga, Benjamin Constant e Itacoatiara.
Expansão do programa e valores
Com a remessa entregue em 18/11, Nova Olinda do Norte passa a ter 2,8 mil famílias beneficiadas desde a criação do programa, em 2021. O Auxílio Estadual Permanente garante pagamento mensal de R$ 150 e é coordenado pela Secretaria de Estado de assistência social e Cidadania (SEAS). Até 2026, estão previstas mais 30 mil novas famílias a receber o benefício.
Critérios para participação
Os critérios para a seleção incluem ser responsável familiar com 18 anos ou mais; integrar famílias beneficiárias do Bolsa Família; estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, com renda per capita de até meio salário mínimo; e recebem prioridade famílias com pessoas com deficiência, idosos ou chefiadas por mulheres. A quantidade de descendentes também é considerada. As entregas atuais ocorrem após atualização do cadastro único (CadÚnico), que define os critérios de inclusão.
Durante a entrega em Nova Olinda do Norte, o governador afirmou: “Nós estamos fazendo uma rodada por aqueles municípios e aquelas famílias em que há uma carência maior, são famílias em condição de vulnerabilidade social e nós estamos complementando, estamos fazendo novas entregas para esses municípios. Nova Olinda é um desses municípios contemplados, só aqui estamos entregando mais 700 cartões, além daqueles que já estavam valendo”.
Uma das beneficiadas no dia foi Kathianny Assis, 23 anos, mãe de quatro filhos. Ela declarou que o benefício chega em momento de necessidade e que será empregado principalmente na compra de alimentos para as crianças: “A gente passa por um momento difícil financeiro e com o Auxílio Estadual vai melhorar bastante a nossa vida. Porque vamos comprar alimento, principalmente para as crianças, que nós precisamos bastante. Então, eu agradeço desde já ao governador que nos concedeu e nos permitiu ter essa oportunidade de ter esse benefício”.
As entregas do auxílio haviam ocorrido pela última vez em 2023 e foram retomadas em 2025 após nova verificação de cadastros realizada pelo governo do estado, para garantir que as famílias que atendem aos critérios tenham acesso ao benefício.
Assuntos nesse artigo:
#auxilioestaduaispermanente, #novaolindadonorte, #wilsonlima, #amazonas, #SEAS, #cartoes, #transferenciaderenda, #segurancaalimentar, #protecaosocial, #familias, #cadunico, #bolsafamilia, #vulnerabilidade, #renda, #beneficio, #2026, #Itacoatiara, #Tabatinga, #benjaminconstant, #kathiannyassis
