Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas e Incra constroem acordo de cooperação para ampliar regularização fundiária no estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Incra constroem acordo de cooperação para ampliar regularização fundiária no estado

07/08/2025
Compartilhar

Ação atende a um compromisso do governador Wilson Lima junto aos produtores rurais

Fotos: Andrezza Rebelo/Ipaam e Noir Miranda/SEMA

O Governo do Amazonas e o Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA) deram início, na quarta-feira (06/08), à construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com foco na regularização fundiária no estado. A iniciativa foi debatida durante reunião com diversos órgãos, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em Manaus.

A ação atende a um compromisso assumido pelo INCRA em reunião com o governador Wilson Lima, realizada no mês passado, em Brasília. O objetivo é promover segurança jurídica ao produtor rural e estimular o avanço da produção sustentável, com destaque para áreas prioritárias, como o município de Apuí, no sul do Amazonas.

“A gente está aqui com o INCRA para entender quais são as atividades que a gente PODE fazer em cooperação para ajudar o público rural a se regularizar. Essa é uma etapa importante do compromisso que o INCRA assumiu lá em Brasília, de estar aqui em Manaus, com a sua equipe técnica, com a presidência regional do INCRA aqui também, para elaborarmos um plano de trabalho em conjunto”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Durante a reunião, foram definidos os próximos passos para avançar na elaboração do Acordo de Cooperação Técnica. A primeira etapa será a realização de um diagnóstico detalhado da situação fundiária e ambiental no estado, com o objetivo de identificar os territórios passíveis de regularização e definir prioridades de atuação.

Fotos: Andrezza Rebelo/Ipaam e Noir Miranda/SEMA

“Decidimos priorizar, por meio de um diagnóstico, as áreas que serão de atuação conjunta, identificando os territórios que são passíveis de regularização junto aos órgãos competentes”, explicou a secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda.

Entre as medidas previstas estão o levantamento das áreas públicas estaduais passíveis de regularização pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) e pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com prazo até o fim de agosto.

As ações terão apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e desenvolvimento econômico (Seplan) para o georreferenciamento das áreas. Está previsto também o planejamento para o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) das calhas do Purus e do Madeira, com início por Apuí, coordenado pela Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

A celebração oficial do ACT está prevista para os próximos meses, com a definição de um plano de ação e metas pactuadas entre os entes envolvidos. Para o superintendente do INCRA no Amazonas, Denis Pereira, o ACT representa um avanço significativo.

“Esse Acordo de Cooperação Técnica tem como finalidade melhorar, avançar na condição de regulação fundiária do nosso estado e, também, regulação ambiental. Nós sabemos dos gargalos que o nosso estado tem e eu acredito que com essa integração entre os órgãos do Estado e o INCRA, nós vamos conseguir dar passos importantes para a produção ambiental e o desenvolvimento do nosso Amazonas”, detacou o superintendente do INCRA no Amazonas.

Além da SEMA e do INCRA, participaram da reunião representantes da Sedecti, Sect, Ipaam, da Secretaria de Estado da produção rural (SEPROR), da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), da Casa Civil, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O post Governo do Amazonas e Incra constroem acordo de cooperação para ampliar regularização fundiária no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Horta escolar sustentável em Manaus integra ensino da Matemática e práticas ambientais na EETI Bilíngue Professora Jacimar da Silva Gama

19/03/2026
Governo do Amazonas

FUnATI amplia ações no Março Lilás para prevenção do câncer do colo do útero entre mulheres com 60 anos ou mais

19/03/2026
Governo do Amazonas

Cia Vilaça estreia no Teatro Amazonas com ‘Uma Noite com a Cia Vilaça’ e apresenta ‘Mulher Jaguar’ e ‘O Astrolábio’ neste domingo

19/03/2026
Governo do Amazonas

Acústico Espantalho reúne clássicos da banda Espantalho em novos arranjos no Teatro Amazonas nesta sexta

19/03/2026
Governo do Amazonas

Garantia-Safra garante pagamento de R$ 1.200 a 275 agricultores do Amazonas em quatro municípios

19/03/2026
Governo do Amazonas

Fepiam destaca papel do artesanato indígena no Amazonas e no etnodesenvolvimento durante o Dia do Artesão

19/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus