Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas conclui modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades de saúde da capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas conclui modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades de saúde da capital

24/05/2025
UGPE HPS JOA771 O LU769 CIO 1024x682 1
Compartilhar

Foram instaladas 1.146 luminárias de LED em hospitais, maternidades, SPAs e policlínicas

UGPE HPS JOA771 O LU769 CIO 1024x682 1

FOTO: Divulgação/UGPE

O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades da rede estadual de saúde, na capital, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas. Com investimento de R$ 3 milhões, foram instalados 1.146 novos pontos de LED nas áreas externas e de uso público de hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e policlínicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Os serviços foram realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o LED é um equipamento mais moderno, econômico, menos poluente e que oferece mais luminosidade, garantindo maior segurança às pessoas que transitam nos locais onde as luminárias são instaladas.

“Há uma economia de 60% no consumo de energia elétrica com a iluminação em LED, além de contribuir com meio ambiente, já que substitui as lâmpadas comuns, feitas de vapor de sódio e de mercúrio, que poluem o lençol freático no aterro sanitário. São inúmeros os benefícios que a iluminação adequada de LED traz”, disse.

Campêlo informou ainda que o Programa Ilumina+ Amazonas também está alcançando outras áreas públicas e institucionais do Estado, além das unidades de saúde.

UGPE HPS PLATA771 O ARAU769 JO FOTO UGPE 1024x576 1
UGPE MATERNIDADE ANA BRAGA FOTO UGPE 1024x576 1
FOTOS: Divulgação/UGPE

“É uma nova fase do Ilumina+ Amazonas. Nós estamos quase completando a iluminação dos 61 municípios do interior. E expandimos para iluminar a rede pública de saúde e de segurança. Nós estamos nas delegacias, nos quartéis, dando apoio para as Polícias Militar e Civil e todas as estruturas de segurança”, reforçou.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a ação está inserida no pacote de investimentos que vem sendo feito pelo Governo do Amazonas, na infraestrutura das unidades. “O Ilumina+ faz parte da transformação da saúde com a modernização da infraestrutura. O governador Wilson Lima quer todas as unidades com iluminação para garantir segurança a quem está na unidade de saúde, seja o paciente, acompanhante ou servidor”, afirmou.

A enfermeira Elisângela Lopes atua há dois anos no Hospital Pronto-Socorro João Lúcio, uma das 21 unidades a receber a modernização das lâmpadas de LED, e conta que já sente a diferença. “Ficou bem melhor, o Ilumina+ veio para somar, porque não tem mais áreas escuras, o que gera segurança para os funcionários, para os pacientes, acompanhantes e equipe em geral”, relatou.

Ilumina+ nas unidades

O Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, foi o primeiro a receber a nova iluminação na área dos estacionamentos e entorno, em dezembro do ano passado. A UGPE implantou 176 pontos de LED, garantindo mais segurança tanto para os usuários quanto para os funcionários e pessoas que circulam pelo local.

UGPE CENTRAL DE MEDICAMENTOS FOTO UGPE 1024x576 1
UGPE HOSPITAL FRANCISCA MENDES FOTO UGPE 1024x576 1
FOTOS: Divulgação/UGPE

Também receberam o novo sistema de iluminação os prontos-socorros João Lúcio Pereira Machado e Platão Araújo, as maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, Azilda Marreiro e Nazira Daou; os hospitais Geraldo da Rocha, Francisca Mendes, Chapot Prevost, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam); as Policlínicas José Lins, Zeno Lanzini e Codajás; os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) Dr. Paulo Lima e Ada Rodrigues Viana; os Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC) das zonas Leste, Oeste e Sul; o SPA Eliameme Rodrigues Mady; a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA); e a sede administrativa da SES-AM.

Ação no Interior

O Programa Ilumina+ Amazonas já atendeu 49 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas do interior, com mais de 91 mil pontos de LED instalados, chegando a mais de 1,6 milhão de pessoas. Os investimentos somam aproximadamente R$ 199 milhões. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior, proporcionando iluminação pública moderna, com maior eficiência energética, menor emissão de carbono, e que gera mais segurança pública, melhorando a qualidade de vida da população.

O post Governo do Amazonas conclui modernização do sistema de iluminação pública em 21 unidades de saúde da capital apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sejusc PAC Manacapuru inaugura posto do IBGE Fotos Ygson Franca 6 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sejusc e IBGE inauguram posto de atendimento no PAC Manacapuru

24/05/2025
Seas 2 Visita Forsuas Foto Jimmy Christian Seas 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seas contribui com a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social para criação de estratégias em calamidades

24/05/2025
UGPE OBRAS PROSAI PARINTINS FOTO TIAGO CORREA UGPE 01
Governo do Amazonas

Obras de saneamento básico do Prosai Parintins avançam para levar água potável e esgoto para a população do município

24/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 24 at 004506 1024x682 1
Governo do Amazonas

Durante evento da Fieam, governador Wilson Lima destaca incentivos para a indústria com avanços nos indicadores econômicos

24/05/2025
a2db0f5e 582b 4f65 82d0 7b743f77a1a6 1024x576 1
Governo do Amazonas

Parceria entre FVS-RCP e Ministério da Saúde fortalece ações contra a tuberculose no Amazonas

23/05/2025
SES Tranferencia Aerea Foto Arquivo SESjpeg 576x1024 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas faz transferência aérea de criança com doença autoimune para acompanhamento em hospital de referência em São Paulo

23/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus