O objetivo é estabelecer um novo canal de diálogo entre o Governo do Amazonas e a Croácia, além de promover o fortalecimento das relações bilaterais
O Governo do Amazonas abriu diálogo com o governo da Croácia para cooperação nas áreas de comércio internacional com produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), além de biofármacos e ecoturismo. As tratativas ocorreram durante reunião com o embaixador do país europeu, Ranko Vilović, nesta quinta-feira (31/07), na sede do governo, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, liderada pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (AVANTE), que esteve acompanhado do secretário de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, e do secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira.
De acordo com o vice-governador, o objetivo é estabelecer um novo canal de diálogo entre o Governo do Amazonas e a Croácia, além de promover o fortalecimento das relações bilaterais. Tadeu de Souza afirmou que o Amazonas tem interesse em estreitar as relações comerciais para que as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) possam expandir suas exportações para a Europa.
“É um país com indústria e turismo altamente desenvolvidos, e temos um grande potencial para futuras parcerias. Tenho certeza de que Podemos avançar muito por meio de intercâmbio acadêmico e ações culturais. O Amazonas está de portas abertas ao povo croata e à representação diplomática da Croácia no Brasil. A Amazônia é uma região complexa que precisa do olhar e do apoio de todos”, ressaltou.
Ecoturismo e ciência
O embaixador croata destacou que a Croácia é uma porta de entrada estratégica para o mercado consumidor da Europa Central. O diplomata também mencionou o interesse em promover o ecoturismo e estabelecer parcerias acadêmicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, incluindo biofármacos, com base na biodiversidade amazônica.
“Há muitas oportunidades de cooperação, não apenas no setor farmacêutico, mas em pesquisas científicas e iniciativas educacionais. A Croácia está comprometida com a preservação da natureza amazônica. Vamos participar da COP 30, em Belém e, por isso, vemos grandes possibilidades de intercâmbio no campo do ecoturismo”, enfatizou Ranko Vilović.
A Croácia
A economia croata é diversificada, com destaque para os setores de turismo, agricultura e indústria, tendo a UNIÃO Europeia como principal parceiro comercial. Em 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Croácia movimentou US$ 96,3 milhões, com superávit brasileiro de US$ 39,9 milhões. As exportações brasileiras para a Croácia são compostas principalmente por café (43%), açúcar (27%) e tabaco (10%).
Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria