Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas apoia livro infantil ‘As donzelinhas e os dragões do reino aquático’ a ser lançado na 77ª Reunião da SBPC
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia livro infantil ‘As donzelinhas e os dragões do reino aquático’ a ser lançado na 77ª Reunião da SBPC

15/07/2025
Compartilhar

A ação teve apoio da Fapeam, por meio do Programa Biodiversa CT&I

Ilustração: Divulgação/Ana Paula Brito

O livro infantil “As donzelinhas e os dragões do reino aquático” escrito pelos pesquisadores Jeane M. C. Nascimento, Renato T. Martins e Neusa Hamada, resultado do projeto científico fomentado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será lançado na quinta-feira (17/07), durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.

A obra literária é resultado do estudo “Potencial dos insetos aquáticos em atividades de ecoturismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – Amazonas”, coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), e doutora em Entomologia, Neusa Hamada. A ideia do livro surgiu como um material lúdico e educativo infanto-juvenil, com foco nas libélulas, um dos grupos de insetos aquáticos mais carismáticos, além de valorizar a biodiversidade da Amazônia.

A versão física do livro será apresentada durante a SBPC. A obra na sua versão digital já está disponível, gratuitamente, no site do Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos (LACIA/INPA): https://sites.google.com/view/lacia-inpa/pop_ciencia?authuser=0 e https://ri-api.inpa.gov.br/server/api/core/bitstreams/122dec3f-7018-4efb-aff5-5adc07470aa5/content

Com o objetivo de popularizar a ciência, o livro conta a história de Lili, uma libélula adulta, que convida o leitor a descobrir como esses animais nascem, se transformam, se alimentam e se reproduzem. Ao longo da leitura, o público também conhece as principais características do corpo das libélulas, os ambientes onde vivem, sua importância para os ecossistemas aquáticos e muitas outras curiosidades. Com linguagem acessível e ilustrações encantadoras, o livro une diversão e aprendizado do começo ao fim.

Biodiversa

O Programa tem como objetivo, apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, ou de transferência tecnológica, voltadas para caracterização, conservação, restauração, uso sustentável do meio ambiente e exploração sustentável da diversidade amazônica, com vistas à produção de conhecimentos que contribuam para o enfrentamento dos problemas ambientais amazônicos e subsidiem a formulação de políticas públicas de conservação ambiental no Amazonas.

O post Governo do Amazonas apoia livro infantil ‘As donzelinhas e os dragões do reino aquático’ a ser lançado na 77ª Reunião da SBPC apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

09/11/2025
Governo do Amazonas

Câmara de Mediação da Saúde do Amazonas conquista 1º lugar em Premiação do CNJ

09/11/2025
Governo do Amazonas

Exposição coletiva celebra os 20 anos da Galeria do Largo e destaca a criatividade do Amazonas

09/11/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 308 vagas de emprego para esta segunda-feira

09/11/2025
Governo do Amazonas

Preme 2026: Governo do Amazonas lança edital para fornecimento de alimentos do cardápio das escolas estaduais

09/11/2025
Governo do Amazonas

Imprensa Oficial celebra cinco anos dos Serviços Editoriais com ampliação da produção e novas perspectivas

09/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus