Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governador Wilson Lima lança programa ‘Regulariza Amazonas’ para facilitar quitação de dívidas com o Estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima lança programa ‘Regulariza Amazonas’ para facilitar quitação de dívidas com o Estado

04/08/2025
Compartilhar

Iniciativa oferece descontos, isenção de juros e parcelamento para contribuintes

Foto: Arthur Castro/SECOM

O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (04/08), o programa Regulariza Amazonas, uma nova ferramenta de transação tributária que oferece condições facilitadas para que contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa regularizem sua situação fiscal junto ao Estado. executado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), o programa reforça a estratégia do governo estadual de promover a recuperação de créditos públicos de forma justa, eficiente e digital.

Com foco em estimular a adimplência e fortalecer o ambiente econômico, o Regulariza Amazonas deve beneficiar mais de 221 mil contribuintes em todo o estado, entre pessoas físicas e jurídicas. A expectativa é de que o programa recupere até R$ 50 milhões para os cofres públicos, sem aumento de impostos e com estímulo direto à atividade econômica.

Foto: Arthur Castro/SECOM

“O nosso objetivo é regularizar a vida do contribuinte, permitindo com que o contribuinte, o pequeno e médio empreendedor, possa regularizar a sua situação, ter sua certidão negativada para continuar com as suas atividades, conseguir um empréstimo e ele continuar ampliando o seu negócio. Todas as vezes que isso acontece significa geração de emprego, geração de renda, mais dinheiro em circulação, mais impostos para o Estado e também para as prefeituras”, destacou o governador Wilson Lima.

Participaram do lançamento o deputado estadual Adjuto Afonso; o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz; o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio; representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Federação do Comércio de Bens, Serviços e turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea); além dos vereadores Diego Afonso, Allan Campelo e Rodrigo de Sá.

Foto: Arthur Castro e Diego Peres/SECOM

“É uma medida que foca nos empresários de menor porte e traz o benefício de parcelamento expressivo e intenso. Nesse momento o Governo do Estado percebe a importância deste segmento comercial”, disse o presidente da Fecomércio, Aderson Frota.

“Ao adotar a tecnologia para oferecer condições mais favoráveis, como a isenção de juros e a negociação de multas, o governo proporciona aos contribuintes a oportunidade de regularizar sua situação. Isso garante, com certeza, a Cidadania e a segurança”, acrescentou o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.

Foto: Diego Peres/SECOM

Edital

A maior parte dos débitos inscritos em dívida ativa no Amazonas está relacionada ao IPVA, o que levou o Governo do Estado a priorizar esse tributo no edital de lançamento do programa. As condições oferecidas são inéditas: desconto de até 100% sobre multas, isenção total de juros e parcelamento em até 12 vezes. O valor original das dívidas será corrigido apenas pela inflação, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O edital de lançamento contempla débitos com vencimento até o ano de 2023 e ficará aberto por dois meses. O procedimento para adesão ao programa é totalmente digital, podendo ser feito no site oficial do programa (regularizaam.PGE.am.gov.br). A plataforma foi desenvolvida pela PGE-AM, com apoio técnico da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-AM), e garante segurança, transparência e comodidade para os contribuintes.

Os interessados devem concluir todas as etapas disponíveis no site para que a negociação seja validada. As transações por adesão são voltadas principalmente para pessoas físicas com dívidas de menor valor e pequenas e médias empresas, que representam o maior número de processos e têm papel relevante na geração de empregos e movimentação da economia local.

Foto: Diego Peres/SECOM

Modalidades

Além das transações por adesão, o programa também prevê uma modalidade de negociação individual, voltada a grandes empresas com dívidas acima de R$ 3 milhões. Nesses casos, o atendimento é presencial, realizado na sede da PGE-AM, em Manaus. O processo considera o perfil e a realidade financeira de cada empresa, permitindo ajustes nos prazos, garantias e formas de pagamento.

A proposta é oferecer um caminho viável para contribuintes que enfrentam dificuldades financeiras, permitindo que eles obtenham certidão negativa de débito (CND), requisito fundamental para contratar com o poder público, acessar linhas de crédito e participar de processos licitatórios. Com isso, o programa também contribui para o fomento à atividade empresarial e à retomada de investimentos.

Para pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos, o programa representa a chance de recuperar o acesso a oportunidades formais, ampliar seus negócios e sair da informalidade. Já para médias e grandes empresas, é uma oportunidade de reestruturar passivos tributários e reforçar a sustentabilidade financeira.

O post Governador Wilson Lima lança programa ‘Regulariza Amazonas’ para facilitar quitação de dívidas com o Estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Procon-AM lança versão acessível do Código de Defesa do Consumidor em Libras e áudio

04/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas tem queda de 93,4% nos registros de focos de calor em julho de 2025

04/08/2025
Governo do Amazonas

Seas leva Crédito Rosa e Padaria Artesanal ao Fórum Amazonas + Municípios

04/08/2025
Governo do Amazonas

Piano solo, acompanhado por Orquestra de Câmara, emociona na terceira noite do Amazonas Green Jazz Festival

04/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Sepror oferece cursos profissionalizantes na 9ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins

04/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra de Repertório Popular do Liceu apresenta espetáculo “Da Bossa ao Samba”, no Teatro da Instalação

04/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus