Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS-RCP promove Campanha Estadual contra a Tuberculose no interior do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-RCP promove Campanha Estadual contra a Tuberculose no interior do Amazonas

28/03/2025
Compartilhar

Ação reforça prevenção e tratamento da doença nos municípios do interior

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

A prevenção e o combate à tuberculose estão sendo intensificados no Amazonas com a Campanha Estadual contra a Tuberculose, com ação executada até esta sexta-feira (28/03). A programação incluiu os municípios de Nhamundá e Parintins (respectivamente, a 383 e 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), reforça a importância da identificação precoce e do tratamento preventivo da doença.

A abertura oficial da campanha foi realizada em Nhamundá, com a participação de profissionais de saúde. A programação no município aconteceu nos dias 24 e 25 de março. Em seguida, de quarta-feira (26/03) até esta sexta-feira (28/03), a programação está sendo realizada em Parintins.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta os pulmões, principalmente, e pode ser transmitida pelo ar. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, nos últimos anos, houve muitos avanços em se tratando de prevenção e diagnóstico da doença.

“A tuberculose tem prevenção, tem tratamento e tem cura. É importante destacar que todo esse esquema para detectar e tratar a tuberculose é oferecido de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde) Amazonas”, declarou a secretária da SES-AM.

A SES-AM, junto com a FVS-RCP, ampliou o acesso ao Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT), que reduz o risco de adoecimento de pessoas que tiveram contato com infectados. Também está sendo reforçado o cuidado com a Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), condição em que o indivíduo carrega a bactéria, mas sem manifestação da doença, podendo desenvolvê-la no futuro.

“A FVS-RCP, por meio dessa ação, reitera o compromisso em promover a saúde da população amazonense, com foco na prevenção e no tratamento eficaz da tuberculose”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Campanha no interior

A campanha é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos municípios que recebem a programação.

“Nhamundá e Parintins estão entre os primeiros seis lugares na classificação na taxa de incidência de tuberculose no estado. Nosso foco é fortalecer a prevenção e difundir o tratamento preventivo da tuberculose, especialmente para as populações mais vulneráveis”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Lara Bezerra.

A campanha também envolve capacitação de profissionais de saúde, busca ativa de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da tuberculose, orientações sobre sintomas, prevenção e adesão ao tratamento. Além disso, a programação inclui visitas técnicas a unidades de saúde e treinamentos para os profissionais de saúde, reforçando as diretrizes para o atendimento de pacientes com tuberculose.

Caminhada contra a tuberculose

Em Manaus, no dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a FVS-RCP participou da Caminhada pelo Combate à Tuberculose, realizada no Centro de Manaus, de iniciativa do Comitê de Controle da Tuberculose no Amazonas. Com o tema “Tuberculose não! Vamos Amazonas: Prevenir, curar e eliminar”, a ação mobilizou profissionais de saúde, estudantes e a população em geral, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento preventivo.

O post FVS-RCP promove Campanha Estadual contra a Tuberculose no interior do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 28/03/2025 28/03/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 296 vagas de emprego para esta segunda-feira

13/07/2025
Governo do Amazonas

Com emoção e casa cheia, 67º Festival Folclórico do Amazonas dá início à programação da Categoria Ouro

13/07/2025
Governo do Amazonas

Plataforma Legisla.AM completa quatro anos com mais de 168 mil acessos e acervo de 12 mil normas do Amazonas

13/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12/07/2025
Governo do Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus