Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado

23/12/2025
Compartilhar
Primeira turma de oficiais combatentes formada integralmente no Amazonas conclui curso superior local e amplia capacidade operacional.

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesta segunda-feira (22/12) a formatura da primeira turma de Oficiais Combatentes com formação superior integralmente no estado. Ao todo, 51 oficiais oriundos do concurso público de 2022, lançado pelo governador Wilson Lima, concluíram o curso, que teve carga horária total de 2.865 horas e foi ofertado em parceria entre UEA e SSP-AM por intermédio do IESP.

Formação e atuação

O curso foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão e Governança de Riscos e Desastres e incluiu atividades práticas e teóricas voltadas para a realidade amazônica. A grade contemplou operações de combate a incêndio, salvamentos em altura, terrestres e aquáticos, biossegurança, operações aéreas e com produtos perigosos. Conforme os organizadores, a formação foi pensada para atender às exigências locais, sociais e ambientais da região.

Com a conclusão do curso, iniciado em dezembro de 2023, os graduados passam a desempenhar as funções do posto de “Aspirante a Oficial”, com atribuições de comandar e coordenar equipes e Agir em situações de risco com base no conhecimento técnico fornecido pela universidade.

Declarações e participação

Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleison Muniz, a formatura reforça o atendimento à população na capital e no interior. “Estamos entregando profissionais extremamente capacitados, que vão atender a capital e o interior para levar mais serviços técnicos de todas as especialidades do Corpo de Bombeiros. O Amazonas faz história, tendo a sua primeira turma de oficiais formado aqui no estado”, disse o comandante.

A aspirante Maria Souza, finalista do curso, afirmou que a conclusão representa a realização pessoal e o início de uma nova etapa de contribuição à sociedade amazonense.

Estiveram presentes na solenidade autoridades como o Coronel PM Marcos Klinger dos Santos Paiva (Comandante-Geral da polícia Militar), o professor Cláudio Barros (representando a UEA), o Coronel BM Alexandre Costa Martins (Corregedor Auxiliar CBMAM), o Coronel PM Eyderson Prado da Fonseca (Diretor-Geral do IESP) e o Coronel BM Clóvis Araújo (Secretário-executivo de Defesa Civil do Amazonas).

Impacto financeiro e ampliação do efetivo

Até então, os oficiais combatentes precisavam se formar em outros estados, o que gerava custos com deslocamento e permanência. A implantação da formação superior no Amazonas representa economia e maior aderência às demandas locais.

Em 2025, após investimentos determinados pelo governador Wilson Lima, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas dobrou o número de municípios com presença permanente, passando de 11 para 22 cidades com bases fixas. O governo também reforçou o efetivo com convocações de concursados, aquisição de equipamentos e viaturas, modernização de instalações e ampliação da frota de embarcações para atendimento fluvial.

Desde o concurso de 2022, foram convocados 53 oficiais e 400 soldados, totalizando 185 já em atuação e 212 em fase de conclusão da formação. A corporação também incorporou 564 concursados do certame de 2009, elevando o efetivo total de 692 para 1.537 bombeiros em 2025, o que representa um aumento de 122%.

A formação contou com corpo docente formado por nove doutores, 12 mestres, 27 especialistas e dois pós-doutores, todos graduados e pós-graduados nas áreas em que atuam.

Assuntos nesse artigo:

#formatura, #oficiais, #combatentes, #amazonas, #cbmam, #corpodebombeiros, #uea, #sspam, #iesp, #gestaoegovernancaderiscosedesastres, #wilsonlima, #orleisonmuniz, #mariasouza, #interiorizacao, #investimentos, #formacaosuperior, #concurso2022, #efetivo, #embarcacoes, #municipios

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

22/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

22/12/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

22/12/2025
Governo do Amazonas

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

22/12/2025
Governo do Amazonas

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

22/12/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

22/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus