Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Fiscalização: Procon-AM apreende e descarta 207 itens impróprios para consumo em supermercado na zona leste
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Fiscalização: Procon-AM apreende e descarta 207 itens impróprios para consumo em supermercado na zona leste

06/02/2025
Compartilhar

A ação foi realizada após uma denúncia anônima

Foto: João Pedro/Procon-AM

Fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) apreenderam e descartaram 207 produtos impróprios para consumo e com validade expirada, que estavam à venda em um supermercado na zona leste de Manaus. A ação foi realizada após uma denúncia anônima. Entre os itens recolhidos estavam picanhas, cerveja, milho-verde e iogurte.

O advogado e diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, salienta que a venda de produtos impróprios para o consumo é uma conduta extremamente grave capaz de trazer sérios danos aos consumidores.

“É fundamental que todos os comerciantes se comprometam a seguir rigorosamente as normas de segurança e qualidade, garantindo que apenas produtos adequados e seguros cheguem às prateleiras. A proteção do consumidor é uma prioridade e devemos trabalhar juntos para prevenir qualquer risco à saúde dos consumidores”, acrescentou Fraxe.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Além disso, o Procon-AM destaca a importância da população denunciar qualquer caso de armazenamento inadequado de alimentos refrigerados, entre outros, à secretaria responsável pelas questões sanitárias, que no caso é a Visa Manaus, através do número (92) 98842-8481.

Além dos produtos fora da data de validade, algumas das mercadorias apreendidas estavam com a embalagem violada ou amassada, como o caso da seleta de milho. Dentre os itens apreendidos e descartados estavam garrafas de água tônica, desinfetante, lombo cozido, massa para pastel, frango cortado, ervilha em conserva, composto lácteo sabor baunilha, amaciante, frango com osso, limpador de uso geral. Sendo, 182 produtos fora do prazo de validade, 19 itens com pacotes violados e 6 embalagens com validade inelegível.

Foto: João Pedro/Procon-AM

Após a ação, os fiscais do órgão recolheram o material, descartaram e autuaram o estabelecimento conforme o art. 18, §6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e baseado na Lei n.º 8.018/90.

O Procon lembra, que o consumidor deve ficar atento na hora das compras, é necessário observar se o produto apresenta suas características normais, se está no prazo de validade, se as embalagens não apresentam umidade e estão bem acondicionados, principalmente os embutidos, enlatados e carnes, pois estes produtos se mal conservados podem trazer sérios riscos à saúde.

Canais de atendimento do Procon-AM.

As denúncias podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico no site https://www.procon.am.gov.br/ pelo telefone 0800-092-1512 / (92) 3215-4009 ou presencialmente na sede do Instituto, localizada na avenida André Araújo, n.º 1.500, Aleixo.

O post Fiscalização: Procon-AM apreende e descarta 207 itens impróprios para consumo em supermercado na zona leste apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Municípios do Alto Solimões avançam em estratégias para ampliar cobertura vacinal

14/11/2025
Governo do Amazonas

Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural

14/11/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet

14/11/2025
Governo do Amazonas

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

13/11/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

13/11/2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

13/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus