Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação

22/09/2025
Compartilhar

Em 2025, o evento organizado pela Artrupe Produções recebeu 832 filmes inscritos para as mostras competitivas Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, além da mostra não-competitiva Olhinho

FOTO: Divulgação/Laryssa Gaynett

A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte foi encerrado, no domingo (21/09), com a premiação dos vencedores dos curtas apresentados durante os cinco dias de programação. A cerimônia aconteceu no Teatro Amazonas e contou com a exibição do longa “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, do Distrito Federal, para fechar o festival.

O Olhar do Norte 2025 foi realizado pela Artrupe Produções, formada por Diego Bauer, César Nogueira, Hamyle Nobre e Victor Kaleb, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

Entre os destaques da grande da noite, o curta-metragem “Boiuna”, do Pará, dirigido por Adriana de Faria, se consagrou como o maior vencedor. Foram cinco prêmios levados para casa: “Melhor Filme”, “Melhor Atuação”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Som”, “ItaúCultural Play”, além da Menção Honrosa do Júri Jovem.

“Estou muito feliz e me sentindo realizada, principalmente porque vários setores do filme foram premiados. Saio com coragem para realizar mais coisas e continuar fazendo cinema”, destacou a diretora de ‘Boiuna’, Adriana de Faria.

FOTO: Divulgação/Laryssa Gaynett

Parte da equipe que compõe o júri da Mostra Amazônia, Karla Martins, do Acre, é atriz, produtora audiovisual e contadora de histórias. Formada em artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre e pós-graduada no Instituto Superior de Arte em Havana, ela destacou o peso e importância de fazer parte desse momento.

“É uma honra poder apreciar essa janela tão vasta de tudo que é produzido e perceber o tanto de investimento que tem sido feito no audiovisual e que permite a Amazônia chegar em um outro patamar”, afirmou a jurada.

Sucesso de público

Para um dos curadores do evento, Diego Bauer, muitos fatores contribuíram para o sucesso do “Olhar do Norte” deste ano. Entre eles, a presença do público, a maior desde a primeira edição, foi o que chamou a atenção.

“Temos uma meta de cada edição superar a anterior. Esse ano foi uma evolução notável e chegamos até mesmo em um público que nunca tinha vindo ao Teatro Amazonas para prestigiar o festival, por exemplo”, pontuou o curador.

Sabrina Nunes, de 29 anos, veio com a família do Rio Grande do Sul para conhecer Manaus e acabou descobrindo a programação do festival. Para ela, um espetáculo que conquistou todos os familiares.

“Estávamos passando por aqui e nos avisaram do “Olhar do Norte”. Decidimos assistir o último filme e nos conectamos muito com a história. Foi bem surpreendente”, disse.

FOTOS: Divulgação/Laryssa Gaynett

Olhar do Norte 2025

A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia recebeu 832 filmes inscritos para as mostras competitivas Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, além da mostra não-competitiva Olhinho.

Em seis edições, o Olhar do Norte já alcançou 5.200 pessoas presencialmente e 9.000 on-line, além de exibições de mais de 220 curtas em quatro mostras: Amazônia, Olhar Panorâmico, Olhinho e Outros Nortes, 14 longas convidados, 15 rodas de conversa, 20 sessões de debates, 14 oficinas formativas e 10 masterclasses.

Para a identidade visual deste ano, o ilustrador e designer, Yan Bentes, materializou uma imagem poderosa e afetiva: três mulheres — avó, mãe e filha — conectadas por meio das mãos, em um gesto que simboliza não apenas o afeto, mas a transmissão viva de saberes, valores e presenças. Essa imagem sintetiza o tema do festival deste ano: Ensinanças, Memórias e Existências.

FOTO: Divulgação/Laryssa Gaynett

Vencedores por categoria

Amazônia
Melhor Filme: Boiuna (PA)
Melhor Filme Voto Popular: Ticar Bodó (AM)
Prêmio Especial do Júri: DaSilva DaSelva (AM)
Melhor Direção: Sérgio de Carvalho e Alexandre Barros – Noke Koi (AC)
Melhor Roteiro: Anderson Mendes – DaSilva DaSelva (AM)
Melhor Atuação: Jhenifer Santos – Boiuna (PA)
e Moacy Freitas – DaSilva DaSelva (AM)
Melhor Direção de Fotografia: Thiago Pelaes – Boiuna (PA)
Melhor Montagem: Kalel Pessôa – Pálido Ponto Vermelho (PA)
Melhor Direção de Arte: Fabiano Barros – Mucura (RO)
Melhor Som: Lucas Coelho – Boiuna (PA)
Melhor Figurino: Ketlen Suzy – Americana (PA)
Melhor Maquiagem: Vitória Tabanã e Bruno Ferreira – Americana (PA)
Menção Honrosa: Entre as Nuvens (RR) e Llaneros em Boa Vista (RR)
Prêmio ItaúCultural Play – Boiuna

Olhar Panorâmico
Melhor Filme: A Bici de Ramon (RR)
Melhor Filme Voto Popular: A Bici de Ramon (RR)
Menção Honrosa do Júri: E Assim Aprendi a Voar (RO)

Outros Nortes
Melhor Filme: Dois Nilos (RJ)
Melhor Filme Voto Popular: Cavaram uma Cova no Meu Coração (AL)
Menção Honrosa do Júri: E Seu Corpo É Belo (RJ) e Ataques Psicotrônicos (BA)

Júri Jovem
Melhor Filme: Mucura (RO)
Menção Honrosa do Júri: Boiuna (PA) e Americana (PA)

O post Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas estruturas da Telessaúde em Benjamin Constant e Atalaia do Norte

06/11/2025
Governo do Amazonas

Amazonas e Acre discutem Cooperação Técnica para compartilhamento de serviços especializados entre os estados

06/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas e reforça a segurança na Tríplice Fronteira

06/11/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inicia entrega de novos cartões do Auxílio Estadual em municípios do Alto Solimões

06/11/2025
Governo do Amazonas

Ouvidoria Cidadã: SEPcD participa de campanha de serviços para pessoas com deficiência na Rodoviária de Manaus

06/11/2025
Governo do Amazonas

Em menos de 12 horas, Polícia Civil prende dupla envolvida na execução de homem no bairro Dom Pedro

06/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus