Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Festival de Parintins 2025: Boi de Rua estreia novo formato e arrasta multidão pelas ruas de Parintins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Boi de Rua estreia novo formato e arrasta multidão pelas ruas de Parintins

22/06/2025
Cultura Boi de Rua foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 20 1024x683 1
Compartilhar

Com duas concentrações, os torcedores do Boi Caprichoso transformaram as ruas de Parintins em azul e branco

Cultura Boi de Rua foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 20 1024x683 1
Cultura Boi de Rua foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 12 1024x683 1
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Boi de Rua 2025 levou milhares de pessoas às ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) no sábado (21/06), em uma edição inédita e com novidades no formato. Neste ano, o evento, realizado pelo Boi Caprichoso, que faz parte oficial do calendário do bumbá azul e branco, inovou ao realizar duas concentrações simultâneas em pontos distintos da cidade, uma aposta para fortalecer ainda mais a presença do boi-bumbá nas ruas da Ilha Tupinambarana.

A novidade foi concentrar a largada nos bairros Palmares e Francesa, regiões de forte identificação com o Caprichoso. Os trajetos contaram com trio elétrico, itens oficiais do boi, a vibrante Marujada de Guerra, grupos de dança e torcidas organizadas e uma multidão de pessoas.

O novo formato foi bem recebido pelos torcedores azulados, que tomaram às ruas com criatividade e paixão para “brincar de boi” ao lado do Caprichoso, com início às 21h de sábado e término por volta de 4h deste domingo, em frente ao bumbódromo.

Cultura Boi de Rua foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 18 1 1024x683 1
Cultura Boi de Rua foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 17 768x1024 1
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou que o Boi de Rua é um momento de energia incrível, onde os torcedores apaixonados pelo boi e os sócios têm contribuído para o sucesso do evento.

“O projeto de 2025, a vinda do Palmares é um momento de retomada muito importante para todos nós, onde pudemos ter contato com pessoas da ‘antiga do Boi’, com as pessoas que ajudaram a construir a história do Boi. Então, nós temos o Caprichoso espalhado por Parintins, Palmares, Santa Clara, Francesa, área da Cordovil e muitos outros lugares também que hoje o Caprichoso vive. É um momento muito especial para nós, o Boi de Rua superlotado, bastante gente. Foi uma noite incrível”, frisou.

Caprichoso de berço, o contador Darlan Augusto levou a filha caçula pela primeira vez ao Boi de Rua. Foi também a primeira visita da menina à ilha. Para ele, o evento é uma oportunidade de perpetuar a cultura parintinense em família.”Continuo o que meus pais fizeram comigo. Cresci dentro do boi e hoje, trazer minha filha é manter viva uma tradição familiar. É uma emoção muito grande. Esse novo formato, com dois pontos de concentração, atrai mais pessoas e, no fim, todo mundo se encontra e se diverte”, afirmou o contador, que é parintinense, mas mora em Manaus.

Cultura Boi de Rua Darlan Augusto e a filha foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 1 2 1024x683 1

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Aniversário em grande estilo

Os triciclos, marcas registradas do evento, deram um show à parte com enfeites temáticos e alusivos ao Touro Negro da América. Um deles chamou atenção: o do grupo de amigos do professor Andrei Gama, que também celebrava um aniversário durante o desfile.

“A gente se organizou e cada um fez sua parte. O triciclo foi montado em homenagem ao filho de uma amiga que está de aniversário hoje. Ela alugou, eu enfeitei, outro cuidou das bebidas. Há 15 anos eu não participava do Boi de Rua. Está sendo histórico. E o histórico mesmo será com o tetra!”, brincou Andrei Gama.

Outro grupo que atraiu olhares foi o do cirurgião-dentista Rai Wilson da Nóbrega, natural do Rio Grande do Norte. Ele e os amigos desfilaram uniformizados com camisetas azuis.

Cultura Boi de Rua Andrei Gama foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 16 1 1024x683 1
Cultura Boi de Rua Rai Wilson a esq foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 13 2 1024x683 1
FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

“Queríamos padronizar, já que é uma festa popular. Brincar de Boi de Rua era tudo que a gente queria. Eu não sou amazonense, mas Parintins é o melhor lugar do mundo. Me sinto abraçado aqui. E esse novo formato só comprova: o Caprichoso é, de fato, o boi das ruas”, declarou Rai Wilson da Nóbrega.

O post Festival de Parintins 2025: Boi de Rua estreia novo formato e arrasta multidão pelas ruas de Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Edital da Juta e Malva Foto Alex Pazuello Secom 1
Governo do Amazonas

Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital para pagamento das safras 2024/2025

22/06/2025
Producao Rural Parintins Alex Pazuello Secom 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima impulsiona produção rural e fortalece setor social com entregas em Parintins

22/06/2025
REDUCAO HOMICIDIOS DOLOSOS FOTOS DIVULGACAO SSP 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Amazonas apresentou redução de 16,35% no número de homicídios dolosos em 2024, mostra Mapa da Segurança do MJSP

22/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 22 at 104358 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destina mais de R$ 800 mil em investimentos para o setor primário de Boa Vista do Ramos

22/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 22 at 100816 1024x766 1
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega 70 kits de segurança para mototaxistas do município de Boa Vista do Ramos

22/06/2025
Editais Culturais Foto Diego Peres Secom 5
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia investimento de R$ 10,7 milhões em editais culturais

22/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus