Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Faça Bonito: FVS-RCP reforça importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes durante seminário
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Faça Bonito: FVS-RCP reforça importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes durante seminário

04/06/2025
FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca Bonito FOTO Jheffeson Coelho FVS RCP 10 1024x941 1
Compartilhar

Evento é realizado pelo IACAS, na Aleam, até sexta-feira (06/06)

FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca Bonito FOTO Jheffeson Coelho FVS RCP 10 1024x941 1
FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca onito FOTO Leticia Araujo FVS RCP 8 1 1024x768 1
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP, Anne Alves/FVS-RCP

Fortalecendo a ação intersetorial no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participa, de 4 a 6 de junho, do Seminário Estadual “Faça Bonito 2025”, reforçando a atuação da vigilância em saúde na prevenção a esses agravos de forma interinstitucional.

O seminário ocorre na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus, e é realizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Cáritas da Arquidiocese de Manaus. O evento também conta com a presença do Ministério da Saúde.

Durante o evento, a FVS-RCP apresentou o Panorama Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Amazonas (2020-2024), documento que reúne dados de mais de 10 mil casos notificados no período, com o objetivo de fortalecer as ações de proteção e prevenção. O boletim está disponível para consulta no site da instituição (http://bit.ly/3SfdN6r).

FVS RCP Seminario Faca Bonito 2025 FOTO Anne Alves FVS RCP 1 1024x768 1
FVS RCP Seminario Faca Bonito 2025 FOTO Anne Alves FVS RCP 2 1 1024x768 1
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP, Anne Alves/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública e social, e os dados refletem vidas em situação de vulnerabilidade. “Nossa missão, enquanto vigilância em saúde, é transformar esses dados em ações, contribuindo para fortalecer políticas públicas que visam proteção, acolhimento e atendimento especializado às vítimas e às famílias”, destaca.

O boletim revela que 92,6% das vítimas são meninas, com maior incidência na faixa etária de 10 a 14 anos (55,7%), evidenciando a necessidade de intensificar ações preventivas, sobretudo neste grupo. Além disso, alguns municípios do Amazonas apresentaram as maiores taxas de notificação nos últimos anos. A FVS-RCP destaca que essa variação no cenário epidemiológico reflete uma maior capacidade de identificação, acolhimento e notificação dos casos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da FVS-RCP, Cassandra Torres, a participação da instituição é essencial para ampliar a compreensão sobre o papel da saúde no enfrentamento das violências. “Quando analisamos e divulgamos esses dados, contribuímos diretamente para que gestores, profissionais e a sociedade como um todo reconheçam a gravidade do problema”, ressalta.

FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca Bonito FOTO Jheffeson Coelho FVS RCP 1jpeg 1024x576 1
FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca Bonito FOTO Jheffeson Coelho FVS RCP 9 1024x768 1
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP, Anne Alves/FVS-RCP

Cassandra também abordou, durante a programação, a pesquisa científica, em que é orientadora, voltada à gravidez e violência sexual em meninas abaixo dos 14 anos. Uma iniciativa do Programa de Iniciação Científica (PAIC) da FVS-RCP, realizada pela estudante Carla Silva, orientada também por Gisele Resende.

‘Faça Bonito 2025’

A coordenadora-geral do IACAS, Amanda Ferreira, acrescenta que o seminário reúne representantes de 48 municípios do Amazonas. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para o bom atendimento das vítimas de violência, para que a gente não tenha re-vitimização, muito menos violências institucionais”, afirma.

A programação do Seminário “Faça Bonito 2025” segue até o dia 6 de junho, com mesas temáticas e palestras que abordam desde aspectos legais e psicológicos até estratégias de fortalecimento da rede de proteção no estado.

FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca onito FOTO Leticia Araujo FVS RCP 8 1024x768 1
FVS RCP Seminario Estadual 18 de Maio Faca onito FOTO Leticia Araujo FVS RCP 8 1jpeg 1 1024x768 1
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP, Anne Alves/FVS-RCP

Participante do evento, Fernanda Souza, que também é psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), destacou a importância de descentralizar o debate contra as violências. “Esse evento é uma rede de fortalecimento do Estado. Espero que seja um evento que venha agregar conhecimento e fortalecer a gente como profissional que está atuando na ponta”, pontuou.

O evento integra a campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, que completa 25 anos em 2025 e visa mobilizar a sociedade e os órgãos públicos para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O post Faça Bonito: FVS-RCP reforça importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes durante seminário apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governador Wilson Lima moderniza servicos ambientais com lancamento de aplicativo e inteligencia artificial 1 foto Alex Pazuello Secom
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

05/06/2025
UGPE VISITA ESTUDANTES BOSQUE DA CIENCIA DIVULGACAO UGPE 1024x768 1
Governo do Amazonas

Prosamin+: UGPE promove visita de estudantes ao Bosque da Ciência no Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2025
0f3f2d25 d639 488b a275 3bfd868cf961
Governo do Amazonas

Pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias eletivas do Governo do Amazonas destacam importância da iniciativa para a qualidade de vida

05/06/2025
Setemp SineAM0606 FotoJamilleSilva 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 212 vagas de emprego para esta sexta-feira

05/06/2025
cultura trio panavueiro foto Eduardo Melo 5 1024x683 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Trio Panavueiro apresenta programação de shows

05/06/2025
Governador Wilson Lima anuncia mutirao de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas 4 Fotos Alex Pazuello e Diego Peres Secom
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

05/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus