A expectativa é popularizar dados que auxiliem na produção de alimentos de modo sustentável, métodos de manejo e produção

Foto: Divulgação/Campos Media
Discutir a influência das mudanças climáticas em estudos sobre as micotoxinas no Brasil é o objetivo da 18ª edição do “Encontro Nacional de Micotoxinas”, que pela primeira vez, está sendo realizado na Região Amazônica. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
Coordenado por Ariane Mendonça Kluczkovski, doutora em ciências dos Alimentos, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Encontro reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de estudos sobre micotoxinas, e acontece até 19 de novembro, em Manaus, no auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), localizado no bairro Petrópolis, zona Sul da capital.
Entre os assuntos em discussão, estão: micotoxinas em grãos e cereais; e estratégias para reduzir os efeitos das micotoxinas em animais de produção. A construção de políticas públicas relacionadas à saúde, bem como a produção e processamento de alimentos de forma segura, também estão entre os tópicos em debate.
Segundo a coordenadora, as micotoxinas são toxinas produzidas por fungos em alimentos. A expectativa é popularizar dados que auxiliem na produção de alimentos de modo sustentável, evidenciando métodos de manejo, produção e armazenamento.
“Esperamos que os alunos da UFAM, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de outros estados do Brasil possam aprender sobre as inovações dessa área”, disse Ariane Kluczkovski.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. Saiba mais sobre o evento em: https://www.even3.com.br/18-encontro-nacional-de-micotoxinas-529593/
Apoio da Fapeam
Para a coordenadora, o apoio da Fapeam tem sido fundamental para a realização do evento. “Tornou possível toda a estrutura física e viabilizou a vinda para Manaus dos profissionais da área mais relevantes no Brasil”, concluiu.
Parev
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, PODE ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
