Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Etapa Estadual da Conferência Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora conta com participação da FVS-RCP
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Etapa Estadual da Conferência Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora conta com participação da FVS-RCP

21/05/2025
Compartilhar

Propostas debatidas no Amazonas serão levadas à conferência nacional, com foco na prevenção e promoção da saúde nos ambientes laborais

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP

“As propostas para revisar e atualizar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) estão em andamento no Amazonas”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim. A declaração foi concedida durante a Etapa Estadual da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que encerra nesta quarta-feira (21/05), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

O evento integra as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), convocada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), e reuniu representantes de diversas instituições públicas, entidades sindicais e movimentos sociais comprometidos com a defesa da saúde e da segurança no ambiente laboral.

A participação da FVS-RCP na conferência reforça o papel estratégico da vigilância em saúde do trabalhador estadual dentro das políticas públicas estaduais, além de destacar a importância da integração entre os serviços de saúde, os órgãos de controle e fiscalização para ampliar as ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Ainda segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a atuação conjunta dos entes federativos e a escuta ativa da população trabalhadora são essenciais para que as diretrizes da PNSTT atendam aos desafios contemporâneos do mundo do trabalho. “Estamos em um momento importante e necessário para fortalecer as políticas públicas que assegurem condições dignas e seguras aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado e do país”, destaca.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP

Discussões

Durante a conferência, estão sendo debatidas propostas sobre a ampliação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), fortalecimento da notificação de agravos relacionados ao trabalho, além da valorização da fiscalização das condições laborais em setores públicos e privados. As propostas aprovadas na etapa estadual serão encaminhadas para a conferência nacional, prevista para ocorrer ainda este ano, em Brasília.

Para a coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM), da FVS-RCP, Cinthia Santos, a conferência é um momento em que os municípios podem se enxergar nesse processo de como podem atuar em relação à efetivação da Saúde do Trabalhador, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “E pensar nessas propostas, como eles vão se organizar para levar essas propostas para a Conferência Nacional”, destaca Cinthia.

Entre as participantes da conferência está a conselheira municipal de Manaus, Lanir Jean. “Cada um de nós, que estamos aqui, temos a contribuir, porque a nossa caminhada dentro do SUS, como controle social, é de suma importância”, afirma.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manicoré, Tailene Furtado, disse acreditar no evento pelo bem do futuro do trabalhador e trabalhadora. “É um privilégio representar o município de Manicoré. A gente está aqui lutando por uma causa e eu acredito que isso melhoraria muito o nosso futuro. Espero também que as nossas propostas sejam aprovadas”, disse.

Vigilância em Saúde do Trabalhador

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Vigilância em Saúde do Trabalhador foi incorporada à estrutura da FVS-RCP em 2020, consolidando o compromisso do Amazonas com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e com a prevenção de agravos relacionados às atividades laborais. A equipe atua no monitoramento, investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações de vigilância em saúde do trabalhador.

A coordenação funciona na sede da FVS-RCP, localizada na avenida Torquato Tapajós, nº 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, em Manaus, e integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), articulando ações com outras áreas da vigilância em saúde e com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O post Etapa Estadual da Conferência Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora conta com participação da FVS-RCP apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 21/05/2025 21/05/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus