Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita

23/10/2025
Compartilhar

Peça será apresentada nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro da Instalação, e propõe uma reflexão sobre o silenciamento feminino e a violência de gênero

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Após passar por nove capitais brasileiras, o espetáculo “Eu Capitu” chega pela primeira vez a Manaus, com apresentações gratuitas no sábado e domingo (25 e 26/10), às 19h30, no Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, Centro, zona sul de Manaus. A montagem é uma releitura contemporânea de Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob o olhar feminino, e propõe uma reflexão sobre o silenciamento das mulheres e a violência de gênero na sociedade atual.

Com texto de Carla Faour e direção artística de Miwa Yanagizawa, a peça é protagonizada por Flávia Pyramo e Mika Makino, e conta com idealização e direção geral de Felipe Valle. A realização é da Trupe Produções Artísticas e da Pagu Produções Culturais, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

Uma nova voz para Capitu

Em Eu Capitu, o público acompanha a história de Ana (Mika Makino), uma menina às vésperas da adolescência que vive em um ambiente de violência doméstica e busca refúgio em seu mundo imaginário. Sua mãe, Leninha (Flávia Pyramo), sofre em um relacionamento abusivo, realidade que impacta diretamente a filha.

Obrigada a estudar Dom Casmurro para uma prova escolar, Ana passa a identificar no clássico literário as dores e silêncios que também a cercam. É nesse encontro entre realidade e ficção que surge uma nova Capitu, livre para narrar sua própria história.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A autora Carla Faour explica que o texto propõe um olhar simbólico e poético sobre temas duros. “Se o assunto é pesado, eu queria tratar de forma doce e lúdica, criando um universo metafórico. A peça dá voz às mulheres em um mundo que ainda é dominado por narrativas masculinas, seja na política, nas artes ou nas famílias”, afirma.

Do trauma à criação artística

A ideia para o espetáculo surgiu após o produtor Felipe Valle testemunhar um episódio de violência doméstica no qual não conseguiu intervir. O sentimento de impotência o levou a revisitar Dom Casmurro, enxergando no texto de Machado de Assis as múltiplas formas de violência simbólica e emocional que atravessam as relações humanas.

“Percebi toda a carga de machismo contida naquela obra e quis trazê-la ao teatro pelo olhar feminino. Por isso, convidei mulheres para dirigir, escrever e dar vida a essa história, tão atual e necessária”, explica Valle.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A diretora Miwa Yanagizawa reforça o papel do teatro como espaço de reflexão. “Nos interessa instigar o público a enxergar outras possibilidades narrativas e a tomar consciência a partir de múltiplas perspectivas. O palco é um lugar para levantar questionamentos, não apenas para oferecer respostas”, destaca.

Programação

As apresentações em Manaus acontecem no sábado e domingo (25 e 26/10), ambas às 19h30, no Teatro da Instalação. No sábado, o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe artística após o espetáculo.

No domingo, a sessão será acessível em Libras e com audiodescrição.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada sessão. A classificação indicativa é de 14 anos, e a duração aproximada é de 90 minutos.

Oficinas

Além das apresentações, o projeto inclui duas oficinas formativas voltadas a artistas, estudantes e produtores culturais.

Oficina Petrobras “Eu Outra”, ministrada por Miwa Yanagizawa, no sábado (25), das 9h às 13h, no Centro Cultural Palacete Provincial. A atividade propõe uma reflexão sobre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/dB4oxgNjPn6ebnbE7

Oficina Petrobras “Da Ideia ao Projeto”, conduzida por Bárbara Galvão, no domingo (26), acontece das 13h às 17h, no Teatro da Instalação. O foco é o processo de criação e planejamento de projetos culturais. As inscrições são pelo formulário: https://forms.gle/pSscLpRBjuqDvH1U6

Com uma abordagem sensível e atual, “Eu Capitu” revisita a literatura clássica para dar voz às mulheres silenciadas e reafirmar o poder da arte como instrumento de transformação e escuta.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

17/12/2025
Governo do Amazonas

Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna

16/12/2025
Governo do Amazonas

Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor

16/12/2025
Governo do Amazonas

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

16/12/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

16/12/2025
Governo do Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

16/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus