Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável

14/11/2025
Compartilhar

A iniciativa envolve melhorias no abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e descarte de resíduos sólidos

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

O Governo do Amazonas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) discutem a elaboração de projeto voltado a iniciativas de infraestrutura hídrica e de saneamento básico sustentável em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus). A iniciativa deverá ser inserida no programa ‘Melhorando a resiliência climática e Aumentando a Segurança Hídrica na Bacia Amazônica’, executado e financiado pelo banco e pelo Green Climate Fund (GCF), no âmbito da iniciativa ‘Amazônia Forever’.

Na quinta-feira (13/11), as equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), e do BID estiveram na cidade, onde visitaram dois lixões e reuniram-se com representantes da prefeitura, para coletar informações sobre o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e descarte de resíduos sólidos.

Participaram da agenda o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, a coordenadora de Projetos da Sedurb, Reny Moita, o engenheiro civil e o coordenador de saneamento da Sedurb, Paulo Cabral. Participaram, pelo BID, o líder da Divisão de Água e saneamento do banco no Brasil, Gustavo Méndez, a consultora de Água e saneamento, Gabriela Capobianco. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Umberto Lima e equipe técnica.

O subcoordenador de Planejamento Leonardo Barbosa, que representou o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que o Amazonas possui uma trajetória consolidada de parcerias exitosas com o BID em iniciativas de saneamento e urbanização sustentável.

”Temos expertise nessa área, com a execução dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de saneamento Integrado (Prosai), concluído em Maués e em andamento em Parintins, que vêm transformando a qualidade de vida urbana e ambiental nas principais cidades do Estado”, disse.

Ainda segundo Leonardo Barbosa, as experiências evidenciam a capacidade técnica e institucional do Governo do Estado para conduzir novas operações de crédito voltadas ao desenvolvimento sustentável.

FOTOS: Paula Pessoa/UGPE

O líder da Divisão de Água e saneamento do BID no Brasil, Gustavo Méndez, informou que a iniciativa está em fase de visita exploratória para a implementação do projeto.

“Fizemos uma primeira iniciativa de coleta de informações preliminares para que o Estado defina quais os melhores territórios para serem implementadas as melhorias em infraestrutura e tudo o que está previsto no marco do programa de resiliência climática por meio da segurança hídrica”, disse.

O vice-prefeito de NOVO Airão, Umberto Lima, afirmou que o município aguarda com expectativa projetos nessas áreas. “Tenho sempre dito que todas as ações voltadas para a nossa população são sempre bem-vindas. Esperamos que esses esforços do BID e do governo sejam aplicados na cidade e contribuam para melhorar a vida da população em geral”, afirmou.

O Governo do Amazonas propõe estruturar uma operação de crédito no valor estimado de US$ 100 milhões – cerca de R$ 500 milhões –, no âmbito do programa BID/GCF, com foco em infraestrutura hídrica e saneamento sustentável em cinco municípios prioritários: NOVO Airão, Iranduba, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

O planejamento institucional, em coordenação com o BID, prevê o início da preparação do programa para 2026, com apresentação da Carta-consulta e aprovação da operação de crédito em 2027.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SSP-AM inicia a entrega de 586 aparelhos celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone

14/11/2025
Governo do Amazonas

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa

14/11/2025
Governo do Amazonas

COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático

14/11/2025
Governo do Amazonas

Seminário em Manaus valoriza diversidade e formação na arte contemporânea amazônica

14/11/2025
Governo do Amazonas

Encerramento do Banzeiro Cabôco celebra artistas locais e protagonismo feminino no Largo de São Sebastião

14/11/2025
Governo do Amazonas

Espaços culturais terão horários de visitação diferenciados durante o feriado, neste sábado

14/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus