A oficina é direcionada a professores e gestores das escolas estaduais e municipais do Amazonas, bem como a servidores e colaboradores da Secretaria de Fazenda


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), irá promover a 2ª edição da oficina de Educação Fiscal com o tema: “Como ensinar Educação Fiscal por meio do teatro”. A oficina é direcionada a professores e gestores das escolas estaduais e municipais do Amazonas, bem como a servidores e colaboradores da Secretaria de Fazenda.
As aulas ocorrem nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 12h, no auditório da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), localizado na rua Franco de Sá, 430 – São Francisco, zona sul de Manaus. Para participar basta se inscrever pelo link: https://forms.gle/zQ6xaN3F7BQJQDz59
A atividade faz parte das ações do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Sefaz e da Coordenação de Educação Fiscal da Seduc e tem o apoio da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam) e do Sindicato dos Fazendários do Amazonas (Sifam).
“É a segunda vez que fazemos essa oficina. Os resultados da primeira foram ótimos e ajudou muito na promoção do tema entre os professores, estudantes e sociedade em geral. A mesma tem esse intuito, fortalecer o papel da arte na construção da cidadania fiscal”, destacou o coordenador do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo.
Responsável pelo desenvolvimento de projetos e ações nas escolas da rede pública estadual, a coordenadora de programas e projetos federais da Seduc, Vera Lúcia Lourido Barreto destacou a importância de inserir a educação fiscal no contexto escolar de forma criativa e significativa.
“A proposta é que os professores envolvidos na oficina desenvolvam projetos relacionados à educação fiscal de forma lúdica, que impactem positivamente o processo pedagógico, o ambiente escolar e a cidadania ativa”, pontuou.
A oficina
Durante a oficina, serão realizados exercícios teatrais específicos, permitindo que os participantes compreendam o potencial do teatro como ferramenta pedagógica e de transformação social, despertando a consciência cidadã sobre a função social dos tributos, o controle social e fiscal.
O curso será ministrado pelo professor e teatrólogo Cláudio Cavalcante, do Rio Grande do Norte. “A temática da educação fiscal para a cidadania é necessária na formação do cidadão, e a arte especificamente o teatro pode contribuir de forma positiva para esse aprendizado. A oficina oportunizará aos envolvidos, de forma lúdica, compreender a importância da consciência sobre a educação fiscal para a cidadania e a democracia”, disse.
O post Educação fiscal por meio do teatro vai ser tema de oficina promovida pela Sefaz apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.