Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: “É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

28/07/2025
Caic TEA Foto Alex Pazuello Secom 2
Compartilhar

A unidade fica no bairro Jorge Teixeira zona leste, e foi inaugurada pelo governador Wilson Lima

Caic TEA Foto Alex Pazuello Secom 2
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo
Caic TEA Foto Alex Pazuello Secom 3
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo
Fotos: Alex Pazzuelo/ SECOM

A criação de um espaço especializado e gratuito para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) transformou o sentimento de muitas mães de Manaus. Com esperança, elas comemoraram a inauguração do Caic TEA José Contente, o primeiro serviço da REDE pública estadual de saúde do Amazonas voltado exclusivamente para o público infantil com autismo. A unidade fica localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira (28/07).

Para muitas famílias, a nova unidade representa o acesso digno a um atendimento especializado e humanizado. A autônoma, Leila Ferreira, 37, mãe de Alejandro, de 9 anos, celebrou a chegada do serviço e destacou a importância do espaço tanto para o desenvolvimento das crianças quanto para a rotina das famílias.

Mae atipica Leila Ferreira Foto Alex Pazuello Secom 1
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Eu acho muito significativo para nós, mães atípicas, que necessitamos desse espaço para que nossos filhos que necessitam se desenvolver cognitivamente e socialmente. Esse espaço vai ser de uma grande ajuda, principalmente para nós, mães atípicas, que moramos longe. O atendimento aqui vai ser maravilhoso porque vai ter especialista”, reforçou a mãe.

A dona de casa Aida Castro, 39, mãe da Kemelly, de 6 anos, também compartilhou sua emoção ao conhecer a estrutura. Para ela, o centro representa conforto, acolhimento e, principalmente, apoio.

Mae atipica Aida Castro Foto Alex Pazuello Secom 2
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Vai ser um apoio para as mães que têm filhos autista. Eu acho muito confortante porque, para as mães de crianças autista, é difícil a gente encontrar um espaço para apoiar a gente. Eu já gostei do espaço, muito amplo, tem uma sala bem bonita e eu espero que esse espaço ajude minha filha”, disse a mãe.

acolhimento

O espaço oferece atendimento gratuito e multiprofissional para crianças de até 11 anos e seis meses, e passou a funcionar já nesta segunda-feira. A equipe é composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, psicomotricistas, nutricionistas, assistentes sociais e médicos. Esse modelo integrado permite um cuidado mais completo e individualizado.

A estrutura foi revitalizada com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e contou com obras executadas pela Secretaria de Estado de infraestrutura (SEINFRA).

Com a entrega do Caic José Contente, o Governo do Amazonas inicia a implantação de uma REDE estadual especializada para o atendimento ao público infantil com autismo. Outras duas unidades da capital também integrarão esse modelo: o Caic Gilson Moreira, na zona norte, em fase final de reforma, e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, que passará por readequações. Assim, a capital contará com três unidades voltadas exclusivamente para crianças com TEA.

Caic TEA Foto Alex Pazuello Secom 1
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

Atendimento

O Caic TEA José Contente tem como base científica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente como uma das abordagens mais eficazes no tratamento do autismo. O atendimento se inicia com consulta médica e avança para a elaboração de um Plano Terapêutico Individualizado, respeitando as necessidades específicas de cada criança.

A participação ativa da família é parte fundamental do processo, com devolutivas clínicas, orientações parentais e avaliações periódicas que asseguram o acompanhamento contínuo.

Entre os diferenciais do Caic TEA estão os ambientes adaptados ao perfil sensorial de cada paciente. A estrutura conta com uma Sala Sensorial Multimodal, equipada com recursos de luz, som, texturas e estímulos controlados, um Parque Molhado para estimulação motora e social ao ar livre, e uma Área de Estimulação Psicomotora com brinquedos adaptados e piso amortecido. Esses espaços foram projetados para proporcionar experiências terapêuticas lúdicas, acolhedoras e eficazes.

Outro espaço essencial é a Sala de Escuta e acolhimento Familiar, onde os profissionais promovem devolutivas clínicas, constroem os planos terapêuticos em conjunto com os responsáveis e fortalecem o vínculo entre equipe técnica e família. Todo o serviço busca valorizar a autonomia da criança, promover sua inclusão social e garantir qualidade no cuidado.

Secretaria Nayara Maksoud
“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Este Caic traz uma oportunidade de garantir maior desenvolvimento social, psicomotor, com terapias comprovadas por evidências científicas, fazendo com que o Caic também leve a equidade do sistema único de saúde. Precisamos olhar para todas as necessidades da população”, enfatizou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

A unidade também está integrada à REDE de Atenção Psicossocial (Raps), à Atenção Primária e à REDE de Cuidados à pessoa com deficiência (RCPD), conforme diretrizes do Ministério da Saúde. O modelo adotado fortalece a articulação entre os diversos níveis do SUS e contribui para a construção de um sistema de saúde mais inclusivo, eficaz e humanizado.

O post “É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Cultura FFAM Boi Brilhante foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 7 1024x683 1
Governo do Amazonas

Boi Brilhante é campeão do 67º Festival Folclórico do Amazonas com 339,3 pontos

29/07/2025
SECT ACAO ITAPIRANGA DIVULGACAO 1024x576 1
Governo do Amazonas

Em Itapiranga, Sect inicia trabalho para regularização fundiária em comunidades da Estrada da Várzea

29/07/2025
Idam Mutirao para emissao de documentos em Labrea fotos divulgacao 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Em Lábrea, Idam emite 150 documentos rurais em mutirões de serviços

28/07/2025
CIGAS Mapa com indicativo do trajeto da obra da Cigas a partir da Avenida Grande Circular Credito Divulgacao Cigas 1024x724 1
Governo do Amazonas

Cigás inicia obras no bairro São José e continua avançando pelo Distrito Industrial

28/07/2025
UGPE PROSAMIN E DESTAQUE EM EVENTO DO BID FOTO TIAGO CORREA UGPE01
Governo do Amazonas

Prosamin+ é destaque em evento do BID como projeto emblemático na América Latina

28/07/2025
Seas realiza primeiro curso de formacao da Primeira Infancia no SuasCrianca Feliz 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

Seas realiza curso de formação da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de 2025, em Manaus

28/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus