Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Diálogos de Bioeconomia alcançam os munícipios de Boa Vista do Ramos, Maués, Tapauá e Novo Aripuanã
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Diálogos de Bioeconomia alcançam os munícipios de Boa Vista do Ramos, Maués, Tapauá e Novo Aripuanã

09/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 09 at 113139 300x169 1
Compartilhar

WhatsApp Image 2025 06 09 at 113139 300x169 1

Os eventos contaram com grande participação da sociedade civil para discutir a construção do Plano Estadual de Bioeconomia

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, nos dias 03 e 04 de junho, novas etapas dos Diálogos voltados à construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Os municípios de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), Maués (localizado a 276 quilômetros da capital amazonense), Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) e Novo Aripuanã (localizado a 227 quilômetros da capital) sediaram os encontros, que receberam produtores, extrativistas e representantes de diversas instituições.

Boa Vista do Ramos

No município de Boa Vista do Ramos, o evento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde. A assessora do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA) da Sedecti, Biatris Rocha, citou as principais contribuições da população local para a discussão central.

“Aqui nós tivemos presentes os produtores locais, representantes da prefeitura, entre outras pessoas que trabalham com bioeconomia no município e que contribuíram com a construção do Plano por meio de ideias e outras indicações”, destacou Biatris. 

O secretário municipal de meio ambiente, Adriano Rodrigues, parabenizou os esforços do Governo do Amazonas e da Sedecti por meio da organização do evento, e destacou as principais atividades que movimentam a economia do município.

“Discutimos ideias e propostas que possam contribuir ativamente com o Plano de Bioeconomia. Boa Vista do Ramos tem hoje um processo que vem tendo como base econômica o mel de abelhas sem ferrão, além do turismo. Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa, que logo vai se tornar uma política pública”, pontuou.

Maués

Em Maués, a reunião foi realizada no Museu do Homem. O secretário municipal de desenvolvimento e meio ambiente, Lázaro Júnior, enfatizou os objetivos dos Diálogos na região como uma forma de fortalecer os laços entre a comunidade.

“É um momento inédito e oportuno para que a nossa comunidade possa participar ativamente, sugerindo propostas para que a gente possa elaborar um plano que atenda às nossas necessidades reais e que também possa incluir todos os segmentos do município”, declarou.

WhatsApp Image 2025 06 09 at 113231 300x225 1

Tapauá

No município de Tapauá, os Diálogos foram estabelecidos no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O representante da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), José Walter, destacou a importância da construção do Plano Estadual de Bioeconomia para os povos originários estabelecidos na região.

“Esse é um projeto inovador e vai trazer muitos benefícios para as comunidades indígenas de Tapauá, e eu acredito que nós, povos indígenas da região, vamos ter muito avanço e ter mais valorização dos nossos artesanatos. Isso vai trazer muita valorização cultural e patrimonial para o nosso município”, acrescentou José Walter.

WhatsApp Image 2025 06 09 at 113457 300x225 1

Novo Aripuanã

Em Novo Aripuanã, o evento ocorreu no auditório da Prefeitura. O assessor da Sedecti, Adriel Nogueira, exaltou a importância da realização dos Diálogos no município como uma forma de conhecer mais sobre a realidade local ao estabelecer escutas entre os produtores e os agentes que movem a economia da região.

“O evento de Diálogos em Novo Aripuanã superou as expectativas. Teve um público grande e também as contribuições foram bastante valiosas para entender a realidade acerca da atividade econômica no estado, como, por exemplo, os potenciais que eles têm de agricultura já vêm sendo trabalhados, e também a questão de energia sustentável, pois grande parte das escolas do município já usa energia solar, e isso pode ser amplificado”, afirmou Adriel.

Os Diálogos realizados em Boa Vista do Ramos e em Maués foram resultados de uma parceria entre a Sedecti e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os eventos ocorridos em Tapauá e Novo Aripuanã resultaram de uma ação conjunta entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

aniversario ACA SERAFIM 6 300x200 1
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa é homenageado na celebração dos 154 anos da Associação Comercial do Amazonas

19/06/2025
Serafim discurso codam 3 300x200 1
SEPLANCTI

Secretário Serafim Corrêa rebate narrativa sobre ZFM e destaca compromisso fiscal do Amazonas durante 314ª Reunião do Codam

18/06/2025
comercio sedecti 1 300x200 1
SEPLANCTI

Governo do Amazonas destaca apoio ao comércio durante estiagem e anuncia injeção de R$ 1,5 bilhão com 13º salário

17/06/2025
BALANCA COMERCIAL FOTO MAURO NETO SECOM 300x200 1
SEPLANCTI

Exportações de ferronióbio para a China se destacam em maio no Amazonas

12/06/2025
Sedecti importacao BRUNOLEAOSEDECTI 300x200 1
SEPLANCTI

Amazonas registra US$ 6,97 bilhões em importações nos primeiros cinco meses de 2025

11/06/2025
SEDECTI PIB Industria BrunoLeao 1 1 300x200 1
SEPLANCTI

PIB do Amazonas cresce quase 10% no primeiro trimestre de 2025

10/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus