Os eventos contaram com grande participação da sociedade civil para discutir a construção do Plano Estadual de Bioeconomia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, nos dias 03 e 04 de junho, novas etapas dos Diálogos voltados à construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Os municípios de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), Maués (localizado a 276 quilômetros da capital amazonense), Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) e Novo Aripuanã (localizado a 227 quilômetros da capital) sediaram os encontros, que receberam produtores, extrativistas e representantes de diversas instituições.
Boa Vista do Ramos
No município de Boa Vista do Ramos, o evento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde. A assessora do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA) da Sedecti, Biatris Rocha, citou as principais contribuições da população local para a discussão central.
“Aqui nós tivemos presentes os produtores locais, representantes da prefeitura, entre outras pessoas que trabalham com bioeconomia no município e que contribuíram com a construção do Plano por meio de ideias e outras indicações”, destacou Biatris.
O secretário municipal de meio ambiente, Adriano Rodrigues, parabenizou os esforços do Governo do Amazonas e da Sedecti por meio da organização do evento, e destacou as principais atividades que movimentam a economia do município.
“Discutimos ideias e propostas que possam contribuir ativamente com o Plano de Bioeconomia. Boa Vista do Ramos tem hoje um processo que vem tendo como base econômica o mel de abelhas sem ferrão, além do turismo. Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa, que logo vai se tornar uma política pública”, pontuou.
Maués
Em Maués, a reunião foi realizada no Museu do Homem. O secretário municipal de desenvolvimento e meio ambiente, Lázaro Júnior, enfatizou os objetivos dos Diálogos na região como uma forma de fortalecer os laços entre a comunidade.
“É um momento inédito e oportuno para que a nossa comunidade possa participar ativamente, sugerindo propostas para que a gente possa elaborar um plano que atenda às nossas necessidades reais e que também possa incluir todos os segmentos do município”, declarou.
Tapauá
No município de Tapauá, os Diálogos foram estabelecidos no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O representante da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), José Walter, destacou a importância da construção do Plano Estadual de Bioeconomia para os povos originários estabelecidos na região.
“Esse é um projeto inovador e vai trazer muitos benefícios para as comunidades indígenas de Tapauá, e eu acredito que nós, povos indígenas da região, vamos ter muito avanço e ter mais valorização dos nossos artesanatos. Isso vai trazer muita valorização cultural e patrimonial para o nosso município”, acrescentou José Walter.
Novo Aripuanã
Em Novo Aripuanã, o evento ocorreu no auditório da Prefeitura. O assessor da Sedecti, Adriel Nogueira, exaltou a importância da realização dos Diálogos no município como uma forma de conhecer mais sobre a realidade local ao estabelecer escutas entre os produtores e os agentes que movem a economia da região.
“O evento de Diálogos em Novo Aripuanã superou as expectativas. Teve um público grande e também as contribuições foram bastante valiosas para entender a realidade acerca da atividade econômica no estado, como, por exemplo, os potenciais que eles têm de agricultura já vêm sendo trabalhados, e também a questão de energia sustentável, pois grande parte das escolas do município já usa energia solar, e isso pode ser amplificado”, afirmou Adriel.
Os Diálogos realizados em Boa Vista do Ramos e em Maués foram resultados de uma parceria entre a Sedecti e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto os eventos ocorridos em Tapauá e Novo Aripuanã resultaram de uma ação conjunta entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti