Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Detran Amazonas apresenta balanço de ações do Maio Amarelo em audiência pública
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Detran Amazonas apresenta balanço de ações do Maio Amarelo em audiência pública

10/06/2025
Compartilhar

O evento, na segunda-feira (09/06), contou com a presença de órgãos municipais e estaduais

FOTO: Divulgação/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participou, na tarde de segunda-feira (09/06), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), bairro Compensa, zona centro-oeste da capital, sobre o movimento internacional Maio Amarelo. Na oportunidade, a instituição apresentou o balanço de ações promovidas ao longo do mês de maio.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, foram deflagradas 96 Operações Lei Seca, sendo os focos Manaus, Parintins e Humaitá. Ao longo dessas operações, foram registrados 283 casos de alcoolemia, sendo que deste total 43 resultaram em prisões.

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

“O trânsito mata mais de 36 mil pessoas ao ano no Brasil. No mundo, as mortes no trânsito ultrapassam o número de 1 milhão de pessoas ao ano. Boa parte dessas mortes ou 99% dessas mortes se dão por imprudência. E aí eu digo: se a família não entrar no circuito, se eu permito que uma pessoa pegue o volante depois de ingerir bebida alcoólica, eu autorizo isso acontecer, também estou fazendo parte desse acidente que PODE ser causado mais na frente”, ressaltou o diretor-presidente do Detran Amazonas.

David Fernandes reforçou, ainda, que o motociclista precisa entender que ao subir na motocicleta, se faz necessário tomar todos os cuidados cabíveis. “Primeiro que ele precisa ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para conduzir a motocicleta, e utilizar o capacete e o calçado adequado. De janeiro a maio deste ano, mais de 2.800 notificações foram registradas por condutores e/ou passageiros sem o uso do capacete. Nós recebemos críticas nas redes sociais por fiscalizar, mas o motivo é pelo número de acidentes envolvendo motociclistas”, destacou ele.

FOTO: Divulgação/Detran-AM

E como foco nesse público, o Detran Amazonas lançou no mês de maio o Curso de Motofretistas, por meio da escola pública de Trânsito (Eptran). Até o momento, quatro turmas foram disponibilizadas e, cada uma delas, com 100 vagas. Ao final das aulas teóricas, os motofretistas passam por uma prova prática e teórica, caso aprovados, eles recebem um kit de segurança, composta de capacete, bag térmica, colete de identificação, joelheira, cotoveleira e antena. Além disso, o governador Wilson Lima disponibilizou uma linha de crédito, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), no valor de R$ 10 mil para que esses profissionais possam ampliar seus negócios.

Dados

O diretor-presidente do Detran Amazonas também apresentou dados da Gerência de educação para o Trânsito. Foram 83 atividades realizadas, sendo palestras, distribuição de material educativo, distribuição de kits (camiseta, revista informativa e lixeira para veículos), atividades com óculos simulador de embriaguez, atividades lúdicas e oficinas de desenhos e pinturas. Ao todo, 6.635 pessoas foram impactadas diretamente pelas ações da gerência.

Responsável pela audiência pública, o vereador Rodrigo Sá, salientou que Manaus é uma cidade estado, e frisou que o Amazonas ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos no mês de maio.

“São cerca de 5 mil veículos por mês desaguando apenas na capital. A frota do Estado já ultrapassou 1 milhão, dentre os quais 90% permanecem em Manaus, e notoriamente precisamos ter um olhar Cuidadoso para esses dados e fatos, e entender que tipo de soluções Podemos trazer para nossa capital. É muito comum as pessoas repercutirem tudo de ruim que acontece no trânsito, mas empreender esforços para que de fato encontremos soluções ainda é muito difícil. É um tabu discutir trânsito”, finaliza o vereador.

O post Detran Amazonas apresenta balanço de ações do Maio Amarelo em audiência pública apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026

15/01/2026
Governo do Amazonas

Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus

15/01/2026
Governo do Amazonas

Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026

15/01/2026
Governo do Amazonas

Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas

15/01/2026

Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda

15/01/2026
Governo do Amazonas

Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025

15/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus