computadores foram recentemente doados para cerca de 40 escolas da Prefeitura de Manaus, uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de educação (Semed). A entrega simbólica aconteceu na última quinta-feira, 23/10, no auditório da sede do órgão, situada na avenida Darcy Vargas, no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul da capital amazonense.
Esses computadores têm o objetivo de fortalecer a inclusão digital e contribuir significantemente para a melhoria da qualidade da educação em Manaus. Ao todo, foram doados 52 computadores aos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Dentre eles, quatro foram destinados à DDZ Sul, sete à DDZ Oeste, dois à DDZ Norte e 39 à DDZ Leste 2.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de educação, professor Júnior Mar, enfatizou a importância dessa iniciativa que reforça o avanço educacional na capital do Amazonas. Ele mencionou: “A parceria com a Petrobras, através da doação de 52 computadores, impulsiona ainda mais o progresso, promovendo a inclusão digital e fortalecendo os Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs) da nossa REDE municipal”.
No total, a Petrobras entregou 1.388 computadores a escolas municipais e organizações. O compromisso do órgão é de doar cinco mil computadores até o segundo semestre deste ano, com o intuito de ampliar o acesso às tecnologias digitais nas comunidades assistidas, especialmente nas regiões amazônicas.
De acordo com o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, José Maria Rangel, a entrega de computadores às escolas municipais de Manaus simboliza um relevante investimento em educação e inclusão digital. “A entrega simbólica de 1.388 computadores, sendo 52 para as escolas municipais de Manaus, representa um investimento essencial em educação, nosso futuro e a inclusão digital, reforçando nosso compromisso com a transformação social e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destacou.
Para viabilizar a doação, foram realizadas duas chamadas públicas diferentes: uma para escolas municipais e outra para instituições do terceiro setor, que precisaram atender a critérios específicos, como a participação em comitês comunitários, ser instituições sem fins lucrativos e ter a capacidade de receber e transportar os equipamentos.
A gestora Rosa Oliveira, da escola municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, expressou a alegria com a chegada dos computadores. “Estamos muito felizes com a parceria da Petrobras. Esses computadores vão fortalecer nosso CTE e ampliar as oportunidades no ensino-aprendizagem e na inclusão digital”, comentou.
O evento também contou com uma roda de conversa entre representantes da Petrobras, especialistas e membros das comunidades beneficiadas, culminando na entrega de certificados às instituições parceiras da companhia. Hoje, os projetos da Petrobras no Amazonas alcançam cerca de 22 mil participantes, o que reforça ainda mais o impacto social gerado por essas iniciativas.
Os computadores são uma ferramenta-chave para impulsionar a educação no Amazonas, sendo fundamentais para melhorar a qualificação e a digitalização das escolas, alinhando-se às necessidades atuais do mercado e da sociedade.

