Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Comissão aprova proposta que reconhece indivíduos com elefantíase como pessoas com deficiência
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão aprova proposta que reconhece indivíduos com elefantíase como pessoas com deficiência

09/06/2025
img20250422115517975 1 768x473 1
Compartilhar

09/06/2025 – 11:49  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Márcio Honaiser: limitação provocada pela doença deverá ser comprovada por laudo

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reconhece como pessoas com deficiência os indivíduos diagnosticados com disfunções linfáticas primárias ou secundárias (elefantíase), desde que cumpram critérios estabelecidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é estender aos portadores de elefantíase os direitos assegurados às pessoas com deficiência. Para fazer jus ao benefício, o indivíduo deverá comprovar, por meio de laudo, que as disfunções linfáticas representam impedimentos de longo prazo e interferem na sua vida em sociedade.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), ao Projeto de Lei 1497/22, do deputado José Nelto (União-GO).

O relator observa que a recente Súmula 1/25, aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa, estabeleceu parâmetros orientadores para a análise  de propostas que visam a equiparar determinadas condições à deficiência.

“A súmula reforça que tal equiparação deve observar os limites constitucionais, em especial a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, internalizada pelo Brasil com status de norma constitucional, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência”, disse. 

“Assim, para que a equiparação proposta seja juridicamente e constitucionalmente adequadas, é necessário que se preveja que as disfunções linfáticas implicam impedimentos de longo prazo, conforme os critérios definidos na legislação e na convenção”, explicou Márcio Honaiser. 

“Recomenda-se, nesse sentido, a explicitação de tais critérios no texto legal, exigindo laudo que ateste o impedimento de longo prazo que interfira na participação plena e efetiva da pessoa na sociedade”, concluiu.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem de ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

Termos encontrados Nacional
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

img201602171341554931547 768x512 1
Nacional

Comissão sobre aposentadoria de agentes de saúde será instalada na terça

09/06/2025
motta insper aberto 768x512 1
Nacional

Hugo Motta: contas públicas estão completamente desajustadas

09/06/2025
img20210519120415306 768x512 1
Nacional

Comissões debatem situação do Proagro e do seguro rural

09/06/2025
gettyimages 1992839330 768x474 1
Nacional

Comissão especial debate conceitos de inteligência artificial e modelos de regulação

09/06/2025
img20241029111112913 768x473 1
Nacional

Comissão aprova exigência de cadeiras de rodas e macas adaptadas para pessoas com obesidade

09/06/2025
img20200602092712122 768x432 1
Nacional

Comissão debate assistência técnica para habitação de interesse social

09/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus