Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Com entrega de 210 títulos de terra, prefeito David Almeida reforça compromisso com moradia digna e inclusão de povos originários
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Com entrega de 210 títulos de terra, prefeito David Almeida reforça compromisso com moradia digna e inclusão de povos originários

04/06/2025
Compartilhar

Em mais uma demonstração de compromisso com o direito à moradia e à justiça social, o prefeito David Almeida realizou, nesta quarta-feira, 4/6, a entrega de 210 títulos definitivos de propriedade para moradores da comunidade Parque das Nações Indígenas, na zona Norte de Manaus. A cerimônia simbólica e emocionante marca a consolidação da primeira grande regularização fundiária de uma comunidade indígena nesta gestão e reforça o eixo de Desenvolvimento Urbano e Sustentável da administração municipal.

“Hoje, estamos devolvendo aquilo que é de direito. Essa é a certidão de nascimento das propriedades dessas famílias, agora com posse legítima, registrada em cartório, com a garantia de que a terra é realmente delas”, afirmou o prefeito David Almeida, destacando que os beneficiários não estão recebendo apenas um papel, mas dignidade, segurança jurídica e a valorização de um patrimônio que há anos aguardava reconhecimento.

Com essa nova etapa, a Prefeitura de Manaus ultrapassa a marca de 8.810 imóveis regularizados, dentro do maior programa fundiário da história da cidade. A meta da gestão é clara: alcançar 20 mil títulos até o fim do mandato, transformando realidades e oferecendo uma base sólida para que famílias possam prosperar.

O titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, também celebrou o avanço. “Além do título de propriedade, o Parque das Nações Indígenas já recebeu arruamento, iluminação pública, abastecimento de água e, agora, será contemplado com o programa de reformas habitacionais da prefeitura. Essa é uma entrega completa, com cidadania e estrutura”, destacou.

Presente à cerimônia, o defensor público Tiago Rosas reforçou o caráter histórico da ação ao reconhecer o impacto para os povos originários. “Quando os nossos povos indígenas são respeitados, estamos cumprindo uma justiça social de mais de 500 anos. Esse povo que está aqui recebendo a sua terra hoje é ancestral nosso. Eles estavam aqui antes de nós estarmos. E hoje, a territorialidade deles está sendo reconhecida oficialmente pelo poder público na pessoa do prefeito David Almeida”, declarou.

Direito 

A beneficiária Jane Reis, da etnia Mura, expressou emoção ao receber o documento que representa o sonho da sua comunidade. “Para nós, indígenas, esse momento é histórico. É uma honra receber esse documento que garante o nosso direito à terra. Eu sou indígena, minha etnia é Mura, e tenho orgulho disso. Murangaara”, vibrou.

A ação reafirma o compromisso da gestão David Almeida com uma Manaus mais justa, onde a inclusão social, o respeito à diversidade e o acesso à moradia são tratados como prioridades. “Vamos seguir trabalhando. Ainda temos muito a fazer, e não descansaremos enquanto houver famílias esperando pelo direito de viver com dignidade”, finalizou o prefeito.

Mais de 8,8 mil imóveis regularizados e projeção de mais de 11 mil novos títulos até 2026

A gestão do prefeito David Almeida segue avançando em um dos maiores programas de habitação da história de Manaus. Com mais de 8.800 propriedades já formalizadas, o programa de regularização fundiária alcança, agora, comunidades indígenas, como o Parque das Nações Indígenas, que recebeu 210 novos títulos. 

Até o final do mandato, a meta é alcançar a marca de 20 mil registros definitivos. Além disso, a prefeitura prevê a entrega de 3.600 lotes urbanizados ainda este ano, por meio do programa “Manaus Minha Terra”, e já conta com sete contratos ativos no “Minha Casa, Minha Vida”, totalizando 4.700 novas moradias em construção.

— — —Texto – Emanuelle Baires/SemcomFotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCgJPV

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 04/06/2025 04/06/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na avenida Noel Nutels

30/06/2025
Prefeitura de Manaus

Moradores do São Raimundo celebram chegada do asfalto e aprovam ação da Prefeitura

30/06/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida fortalece a Guarda Municipal com novas bases, formação de agentes e 500 vagas em concurso público

30/06/2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 262 vagas de emprego nesta terça–feira, 1º/7

30/06/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apoia integralmente o evento ‘20 Anos de Anime – Jungle Party’, que reuniu milhares de fãs da cultura japonesa na capital

30/06/2025
Prefeitura de Manaus

Feiras itinerantes ganham mais conforto e segurança com reformas da Prefeitura de Manaus

30/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus