A reunião teve como foco o avanço de ações para 2025
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (19/03), a 32ª Reunião Ordinária do Núcleo Estadual de Fronteira (Niffam). O encontro teve como foco o planejamento estratégico para 2025, estabelecendo diretrizes claras para os próximos passos do núcleo. O evento ocorreu de forma híbrida, com participação online e presencial na sede da Sedecti, na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou que o planejamento estratégico para 2025 é fundamental para definir diretrizes claras e fortalecer a integração da Faixa de Fronteira do Amazonas.
“Nessa reunião, todos os membros participaram, trazendo ideias valiosas, dados relevantes e diversas ações que poderão ser implementadas. Outra novidade foi a possibilidade de realizar uma das reuniões ordinárias no município de São Gabriel da Cachoeira, algo inédito para o núcleo”, destacou Jeibi.
Durante a reunião do Niffam, foram discutidos o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, apresentado pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), que envolve o manejo indígena de plantas e recursos; o Turismo de Base Comunitária, do Instituto Socioambiental (ISA), que valoriza a conservação e as tradições locais; e o Programa Fronteira Integrada – Arco Norte e Rondônia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que busca fortalecer o desenvolvimento nas áreas de fronteira da região Norte.
A coordenadora do Niffam, Cisnea Menezes, destacou a importância das instituições envolvidas no fortalecimento das ações na faixa de fronteira. “Essas instituições compartilharam as ações que vêm desenvolvendo ao longo das últimas décadas. Foi um momento rico para entendermos melhor essas iniciativas e os impactos positivos que elas geram”, afirmou Cisnea.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti