Câncer de mama é uma questão de saúde que preocupa muitas mulheres. Em Manaus, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), tem se dedicado a promover ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo uma delas o 8º Circuito da Mulher. Este evento, ocorrido no dia 21 de outubro na unidade de saúde da Família (USF) Dr. Antônio Reis, fez parte das atividades da campanha “Outubro Rosa”.
O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, tornando a prevenção e o diagnóstico precoces fundamentais para a melhoria das chances de cura. Durante o circuito, foram oferecidas consultas médicas, mamografias, ultrassonografias transvaginais, exames preventivos, vacinação e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C.
A enfermeira Rejane Miranda, diretora da unidade de saúde, destacou que o Circuito da Mulher acontece duas vezes ao ano, em março e outubro, e visa intensificar a oferta de serviços relacionados ao câncer de colo do útero e ao câncer de mama. “Esses serviços são oferecidos durante todo o ano, mas no Circuito, fazemos um esforço extra para atender o maior número possível de mulheres”, afirmou ela.
Com uma equipe de 106 profissionais, o evento foi planejado para acolher as mulheres de forma integral. A programação incluiu oito estações de atendimento, desde o acolhimento inicial até a realização de exames complementares. As pacientes puderam ser atendidas sem agendamento prévio, facilitando o acesso aos serviços.
A oferta de 30 vagas para atendimento na parte da manhã e mais 30 no período da tarde garantiu que um número significativo de mulheres pudesse participar. “Estamos aqui para garantir que as mulheres tenham acesso a cuidados essenciais para a prevenção do câncer de mama”, reforçou Rejane.
Durante o 8º Circuito da Mulher em 2024, seis casos de alterações nos exames de mamografia foram identificados, levando a três diagnósticos confirmados de câncer de mama. Esse resultado ressalta a importância do diagnóstico precoce, que, segundo informações do Ministério da saúde, PODE aumentar as taxas de cura em até 95%.
A Semsa também tem reforçado a relevância da educação em saúde durante o mês de outubro, incentivando a sociedade a se conscientizar sobre o câncer de mama, promovendo exames de mamografia e rastreio ativo, sobretudo em mulheres na faixa etária de 50 a 74 anos. Para aquelas entre 40 a 49 anos, o exame é recomendado mediante avaliação médica, levando em conta o histórico e os riscos individuais.
Neste contexto, a Prefeitura de Manaus tem um papel fundamental na luta contra o câncer de mama, promovendo campanhas que não apenas oferecem exames, mas que também educam a população sobre a importância da detecção precoce e do autocuidado. Ao participar ativamente do “Outubro Rosa”, as mulheres têm acesso a recursos que podem salvar vidas e ajudar na identificação de problemas de saúde precocemente.
Portanto, é vital que as mulheres se mantenham informadas e em contato com suas equipes de saúde para garantir que realizem seus exames em dia. O câncer de mama PODE ser um desafio, mas com a detecção precoce e o apoio adequado, é possível superá-lo.
Assuntos nesse artigo: #câncerdemama, #prefeiturademanaus, #outubrorosa, #diagnosticoprecoce, #saúdefeminina, #circuitodamulher, #mamografia, #examespreventivos, #educacaoemsaude, #vacinação, #testesrapidos, #saudepublica, #unidadeadesaudefamilia, #atendimentomulher, #cuidadointegral, #prevenção, #diagnóstico, #saudecolaborativa, #cuidar, #mama, #autoexame