Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Biojoias produzidas por artesãs indígenas movimentam Feira de Economia Criativa em Manaus durante Governo Presente
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Biojoias produzidas por artesãs indígenas movimentam Feira de Economia Criativa em Manaus durante Governo Presente

13/12/2025
Compartilhar
Feira de economia criativa expõe biojoias de sementes naturais feitas por artesãs das etnias Sateré-Mawé e Baré.

A Feira de economia criativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, apresentou biojoias produzidas por artesãs indígenas neste sábado (13/12) na escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, durante a 28ª edição do programa Governo Presente. O evento ofereceu serviços gratuitos nas áreas de Cidadania, saúde, bem-estar e empreendedorismo, conforme agenda do Governo do Amazonas.

Destaque e materiais utilizados

As peças comercializadas chamaram a atenção do público pela variedade de cores e pela identidade cultural. As biojoias foram confeccionadas com sementes naturais de tucumã, açaí e morototó, segundo a organização da feira. Artesãs das etnias Sateré-Mawé e Baré expuseram colares, brincos e outros acessórios durante a programação.

Depoimentos das artesãs

A artesã indígena Alda Pereira, da etnia Baré, ressaltou a importância da participação na feira para a geração de renda e para a preservação dos saberes tradicionais transmitidos em família. “Para mim, é um privilégio participar do Governo Presente, porque posso trazer meus produtos, meus artesanatos, e garantir um dinheirinho a mais. É uma renda que entra para a família. Então, eu só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas”, afirmou.

Natural do município de Barreirinha, a artesã Cleia Sateré, da etnia Sateré-Mawé, também comentou sobre as oportunidades geradas. Segundo ela, o reconhecimento do trabalho permitiu levar suas biojoias a outros municípios do Amazonas. “A oportunidade de estar aqui representa muito. Para nós, é fundamental ter essa chance de ganhar nosso dinheiro por meio do artesanato, que faz parte da nossa origem. Participar desses eventos ajuda muito a minha família, porque é do artesanato que eu vivo”, destacou.

Objetivos do programa

O programa Governo Presente tem como objetivo levar serviços e oportunidades à população de bairros diversos em Manaus, promovendo inclusão social e fortalecimento da economia local. A presença da Feira de economia criativa na 28ª edição reforça a atuação do Governo do Amazonas na valorização da cultura indígena e no incentivo ao empreendedorismo entre comunidades tradicionais.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Assuntos nesse artigo:

#biojoias, #feiradeeconomiacriativa, #governopresente, #Manaus, #amazonas, #sateremaw e #sateremawe, #bare, #tucuma, #acai, #morototo, #artesasindigenas, #artesanato, #renda, #culturaindigena, #saberesancestrais, #inclusaosocial, #escolaestadualterezinhaalmeidadasilva, #bairroalvorada, #Barreirinha

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Regularização fundiária avança com entrega de títulos definitivos a moradores durante Governo Presente em Alvorada

13/12/2025
Governo do Amazonas

Mobilização em Manaus intensifica prevenção contra Aedes aegypti durante Dia D e Governo Presente

13/12/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza 70 atendimentos durante ação do Governo Presente na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva

13/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente reúne mais de 30 órgãos e oferece serviços gratuitos na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva

13/12/2025
Governo do Amazonas

Doação de peixe pelo Governo Presente distribui 7,5 toneladas e atende cerca de 10 mil pessoas no bairro Alvorada

13/12/2025
Governo do Amazonas

Cantata Gymnasiana reúne estudantes e ex-alunos na escadaria do Colégio Amazonense Dom Pedro II em celebração de 156 anos

13/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus