Doação da Sociedade Bíblica do Brasil assegura acessibilidade e amplia o acervo dedicado a leitores cegos e com baixa visão


A Biblioteca Pública do Amazonas recebe na quarta-feira (19/11), às 10h, uma cerimônia especial para a entrega de um exemplar completo da Bíblia Sagrada em Braille composto por 36 volumes. A iniciativa integra o projeto nacional #PraCegoLer, que busca democratizar o acesso ao livro e promover a leitura inclusiva para pessoas cegas e com baixa visão.
O evento é uma realização da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), responsável pela doação da obra, em parceria com o Governo do Estado Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, que incorpora o material ao acervo permanente da Biblioteca Pública do Amazonas.
Durante a solenidade, o público contará com apresentação musical e recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, garantindo que pessoas com deficiência visual possam acompanhar integralmente a atividade. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
De acordo com Julyana Nascimento, analista de projetos sociais da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a entrega da Bíblia em Braile à Biblioteca Pública do Amazonas reforça o compromisso da instituição e da Secretaria de Cultura com a acessibilidade e a democratização da leitura.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e economia criativa
Segundo Julyana, a cerimônia contará com a presença dos beneficiários do programa, reforçando que o material estará disponível para consulta permanente no acervo. “A entrega da Bíblia em Braille representa uma afirmação do compromisso da Biblioteca Pública, da Secretaria de Cultura, com a acessibilidade, com a democratização da leitura, com a igualdade de acesso ao conhecimento”, destacou.
A parceria foi articulada pelo Governo do Amazonas,por meio do gerente da Biblioteca Pública, o Programa Acolher e a coordenação da SBB em Manaus, como parte de uma iniciativa nacional que hoje alcança nove capitais brasileiras. A ação reforça o compromisso do Estado com a ampliação de recursos acessíveis em seus equipamentos culturais.
