A ação faz parte da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na capital federal

Foto: Arquivo Pessoal/Sejusc
O Amazonas participou da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que foi promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nesta segunda-feira (19/05). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) apresentou os avanços na construção do primeiro Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente do estado.
Considerado um marco para as políticas públicas de proteção infantojuvenil no estado, o Centro está com 70% da obra concluída. Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, trata-se de um recurso valioso para a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes vítimas de violência.
“A construção do Centro Integrado e as ações em alusão ao 18 de Maio demonstram o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes. Com uma abordagem integral e unificada, o centro será um importante recurso para a proteção infantojuvenil no estado”, disse Jussara.

Foto: Arquivo Pessoal/Sejusc
Atendimento integral e centralizado
Durante o evento, a Sejusc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cedca), apresentaram a estratégia da instituição. De acordo com o órgão, o centro reunirá todos os serviços de atendimento às vítimas e/ou testemunhas de violência em um só local, evitando a revitimização e promovendo a otimização dos atendimentos.
“A proteção e o atendimento adequado a crianças e adolescentes são fundamentais para garantir seu desenvolvimento saudável e uma vida digna. A parceria entre diferentes setores governamentais e a sociedade civil é essencial para fortalecer a proteção infantojuvenil e promover um futuro melhor para as novas gerações”, disse a secretária

Foto: Arquivo Pessoal/Sejusc
Inovação
Com 24 ambientes no térreo e 15 no pavimento superior, o espaço contará com sala de exames, fraldário, brinquedoteca, recepção e uma entrada exclusiva para o atendimento de vítimas e testemunhas. A construção do equipamento fica nas dependências da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o que auxilia todo o processo para evitar a revitimização, conforme detalhou a secretária.
A aplicação de recursos para a reforma, adequação e ampliação do espaço é de R$ 3.120.698,88.
25 Anos de Mobilização
Nesse contexto, o Governo do Amazonas também está celebrando os 25 anos da mobilização do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Somente no ano passado, foram realizadas 22 ações em alusão ao 18 de Maio, alcançando mais de 17 mil crianças e adolescentes em todo o estado.
As ações incluíram palestras, orientações e sensibilização, visando fortalecer as estratégias para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes. A Sejusc e outras entidades governamentais e não governamentais que compõem a rede de proteção trabalharam juntas para promover a mobilização e conscientização sobre a importância da proteção infanto-juvenil.
O post Avanços do Governo do Amazonas na política de proteção infantojuvenil são apresentados em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.