Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Autismo: Governo do Amazonas emitiu mais de 9 mil carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Autismo: Governo do Amazonas emitiu mais de 9 mil carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

02/04/2025
Compartilhar

Documento é mais uma forma de garantir direitos

Foto: Ygson França/Sejusc

O Governo do Amazonas já emitiu mais de 9,4 mil unidades da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), desde seu lançamento. Disponibilizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a carteira é um direito de acordo com a Lei Estadual n° 5.403/21. E neste dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Sejusc reforça o compromisso em oferecer serviços que garantem os direitos e prioridade de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Válida no território nacional, a carteira Ciptea garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

De acordo com o balanço da secretaria, foram emitidas 9.444 carteirinhas, desde seu lançamento em 2021, um crescimento evolutivo das solicitações desde o ano de 2023. Em comparação de janeiro de 2021 a março de 2023, foram emitidas 2.620 unidades; e, de abril de 2023 a março de 2025, foram emitidas 6.824.

Para a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a solicitação e emissão das carteiras é uma consequência da maior conscientização e busca da população pelos seus direitos.

Foto: Ygson França/Sejusc

“Trabalhamos para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. As palestras, ações de conscientização e cidadania que realizamos são meios para isso. Nós disponibilizamos os serviços no local, com as ações itinerantes, então a pessoa com deficiência consegue saber mais sobre seu direito e solicitá-lo tudo no mesmo lugar”, explicou.

Coordenada pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc, a Ciptea é um reforço para a melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência (PcD).

Solicitação

Para solicitar a carteira é necessário baixar o aplicativo SASI, disponível para Android e IOS. Após baixar, o usuário insere o código “SPCDAM” e preenche o cadastro.

Para solicitar a carteira Ciptea, o usuário precisa de uma foto 3×4 atual, Registro Geral (RG) e CPF, comprovante de residência, descrições do médico que acompanha a PcD pelo sistema do SUS, laudo médico, com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e tipagem sanguínea. Do responsável, é necessário RG, CPF, e-mail e telefone.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Após aprovada a solicitação, o usuário é notificado pelo aplicativo para ir a sede da SePcD – localizada na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores – para realizar a coleta digital ou assinatura para a carteira. Com a aprovação dos dados, a carteira tem um prazo de no mínimo 15 dias para ser emitida. A entrega é feita na sede da SePcD.

O post Autismo: Governo do Amazonas emitiu mais de 9 mil carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 02/04/2025 02/04/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Com emoção e casa cheia, 67º Festival Folclórico do Amazonas dá início à programação da Categoria Ouro

13/07/2025
Governo do Amazonas

Plataforma Legisla.AM completa quatro anos com mais de 168 mil acessos e acervo de 12 mil normas do Amazonas

13/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12/07/2025
Governo do Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus